Suicídio e internet

um comparativo entre ferramentas de busca

Autores

  • Daianny Macedo de Sousa Rêgo
  • Alexandre Castelo Branco Vaz Parente

Palavras-chave:

Suicídio, Suicídio na Internet, Suicídio e Internet

Resumo

INTRODUÇÃO: Suicídio é caracterizado como um ato de autolesão. Um dos fatores que representa uma grande influência sobre a decisão do sujeito de cometer o ato suicida é a mídia. OBJETIVO: Descrever sites pró-suicídio e discutir como o conteúdo desses meios podem influenciar seus usuários. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado um estudo descritivo transversal, a partir da análise de conteúdo relacionado a suicídio de websites do Google, Youtube e Facebook.RESULTADOS: A motivação a procurar informações na ferramenta do Google foi a presença de transtorno psiquiátrico em 85,3%.Em contrapartida, apenas 35,3 % das páginas procuradas ofereceram suporte a estes usuários sobre ao tema.Em relação ao Youtube, 71,7% dos vídeos foram postados a partir de 2015 e 34,8% dos comentários sobre os vídeos visualizados ofereciam suporte ao usuário ou eram neutros. No Facebook encontrou-se que os grupos privados tendem a incentivar o ato suicida. CONCLUSÃO: Quando comparamos as ferramentas de busca, observa-se que pessoas emocionalmente vulneráveis buscam informações sobre suicídio e estas ferramentas oferecem suporte frágil em relação ao tema.

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Publicado

2018-01-31

Como Citar

Rêgo, D. M. de S. ., & Parente, A. C. B. V. . (2018). Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de busca. Jornal De Ciências Da Saúde Do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Piauí, 1(1), 17–25. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/777

Edição

Seção

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