A FILOSOFIA E O CINEMA CATÁSTROFE: “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E A RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v1i2.2147Palabras clave:
Filosofia, Cinema, CatástrofeResumen
É possível estabelecer uma relação didática entre filosofia e cinema para ilustrar, esclarecer ou levantar instigantes discussões em torno dos conceitos e das ideias filosóficas. Ainda que a linguagem cinematográfica seja diferente da filosófica, os diversos gêneros do cinema podem apresentar distintas formas da realidade humana de modo crítico e conciso. Esse seria o caso do cinema catástrofe, no qual são evidenciadas questões fundamentais, como a relação entre homem e natureza, mostrada, por exemplo, no filme “The Day After Tomorrow” (2004), de Roland Emmerich, discutido neste artigo, à luz de algumas ideias do filósofo inglês Francis Bacon.
Citas
BACON, Francis. Aforismos Sobre a Interpretação da Natureza e o Reino doHomem. Nova Cultural: São Paulo, 1999. pp. 33-50. (Coleção os Pensadores)
CABRERA, Júlio. O Cinema Pensa. Tradução de Ryta Vinagre. Rocco: Rio de Janeiro,2006, pp. 112-139.
Dia Depois de Amanhã, O (The Day After Tomorrow, 2004), 124 min. EUA. RolandEmmerich. 20th Century Fox.
Inferno de Dante, O (Dante’s Peak, 1997), 108 min. EUA. Roger Donaldson. UniversalPictures.
Twister (Twister, 1996), 116 min. EUA. Jan de Bont. Warner Bros.