EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO: CRÍTICAS À REFUTAÇÃO DO REDUCIONISMO LOCAL QUANTO AO DESEMPENHO JUSTIFICACIONAL DO TESTEMUNHO
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v5i9.2057Palabras clave:
Epistemologia do testemunho, Justificação testemunhal, Reducionismo local, Antirreducionismo, Suporte inferencialResumen
A epistemologia do testemunho tem reacendido forte interesse entre a classe dos atuais epistemólogos. Tem sido redescoberta a sua indispensabilidade epistêmica e reassumida a posição de que o testemunho é uma fonte de crenças penetrante e natural, no qual muitas das crenças nele fundamentadas constituem conhecimento e estão justificadas. Reducionistas e antirreducionistas se alternam, repetidamente, para explicar o papel epistêmico do testemunho na justificação da crença testemunhal, gerando um acirrado debate na epistemologia contemporânea. Advogada do Reducionismo local, Elizabeth Fricker refuta a relevância da justificação com base no testemunho para crença testemunhal. Com base nisso, este artigo propõe apresentar algumas críticas aos argumentos de refutação reducionista de Fricker quanto à possibilidade epistêmica do testemunho.
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