UMA INTRODUÇÃO SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA DO ENFERMEIRO DOCENTE

Autores/as

  • Caroline Lemos Martins GEHAr
  • Sônia Maria Schio PPGFil
  • Maira Buss Thofehrn UFPel

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v9i18.1973

Palabras clave:

Hannah Arendt, Condição humana, Action, Enfermeiro Docente, Saúde

Resumen

“A condição humana” (1958), de autoria de Hannah Arendt (1906-1975), possui conteúdos teóricos importantes para a compreensão das atividades humanas na atualidade e, entre elas, as exercidas pelos profissionais da área da saúde e neste momento, da Enfermagem. Dessa forma, pode-se analisar o relato dos Docentes de Enfermagem em relação à Vita Activa (ao labor, ao work, e à action) quando expõem a condição humana experienciada no cotidiano. Em outros termos, o labor está relacionado às atividades que correspondem ao processo biológico do corpo humano para garantir a subsistência: os cuidados com o corpo do Enfermeiro Docente (ED). Este é realizado por meio da alimentação, da higienização, do sono, do repouso, com uso de medicamentos e o acompanhamento com especialistas (como, Médicos, Fisioterapeutas). Em relação ao work, os ED realizam uma obra manual e intelectual que compreende o ensino dos estudantes e o cuidado ao labor dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O work abrange também o fazer científico e as relações interpessoais na Universidade, as quais ocorrem por meio do comando, da obediência e com hierarquia. A action é estabelecida quando os ED agem e falam conjuntamente com os pares durante as reuniões de Departamento, nos Sindicatos e nos Conselhos Municipais de Saúde, atuando com igualdade, liberdade, responsabilidade, isto é, de maneira cidadã. O ED precisa estar ciente da importância destas três atividades da Vita Activa, pois além de consumir e produzir pode, ao exercer a política, iniciar novos processos que possibilitem mudanças em relação aos cuidados com o próprio labor, no processo de work e na convivência com os outros (action). Acredita-se que isto resultará na melhoria da qualidade de vida dele, do ensino em Enfermagem e dos cuidados de saúde aos usuários do SUS.

Biografía del autor/a

Caroline Lemos Martins, GEHAr

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro do Grupo de Estudo Hannah Arendt (GEHAr).

Sônia Maria Schio, PPGFil

Docente no DFil e PPGFil da UFPel e Coordenadora do GEHAr - Grupo de Estudos Hannah Arendt da UFPel.

Maira Buss Thofehrn, UFPel

Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.

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Publicado

2022-02-09

Cómo citar

Lemos Martins, C. ., Schio, S. M. ., & Buss Thofehrn, M. . (2022). UMA INTRODUÇÃO SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA DO ENFERMEIRO DOCENTE . Cadernos Do PET Filosofia, 9(18), 64–94. https://doi.org/10.26694/pet.v9i18.1973

Número

Sección

ARTIGOS/ VARIA

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