CHAMADA DE DOSSIÊ

2026-05-14

“Experimentações Nietzschianas” Organização: LaboratórioNietzsche

O Laboratório Nietzsche convida pesquisadoras, pesquisadores, estudantes, artistas, escritoras e escritores — e todas aspessoas que se deixam afetar pela força intempestiva do pensamento nietzschiano — a submeter contribuições para o dossiê “Experimentações Nietzschianas”.

A proposta deste dossiê é simples e audacioso: acolher textos que pensem com Nietzsche, e não apenas sobre Nietzsche.Textos que tomem o filósofo como provocação, como disparador, como corpo estranho que insiste em embaralhar asformas de pensar, escrever, criar e existir. Buscamos trabalhos que se deixem atravessar por sua pluralidade: o Nietzsche filólogo e fisiologista, genealogista e poeta, psicólogo e imoralista, experimentador e dançarino — sem reduzir essa multiplicidade a um sistema, e sim permitindo que ela se desdobre em novas linhas de força,  novos horizontes, novos abismo.

Convidamos contribuições em diferentes formatos:

artigos acadêmicos, ensaios filosóficos, comentários de obra, experimentos conceituais, poesias, prosa breve,fragmentos aforismáticos, intervenções artísticas e outros modos de expressão que dialoguem com a potência do pensamento nietzschiano.

Interessa-nos especialmente trabalhos que explorem, entre outros temas possíveis:

  • Corpo, afeto, força e fisiologia;
  • Genealogia e crítica da moral;
  • Vontade de potência, perspectivismo e criação;
  • Estilo, escrita e experimentação;
  • Nietzsche e as artes (música, literatura, cinema, artes visuais);
  • Nietzsche e o contemporâneo;
  • Nietzsche como pensador da diferença, da vida e do devir;
  • Leituras intempestivas que arrisquem novas interpretações.

 

 

Mais do que um tema, “experimentações nietzschianas” é aqui entendido como um convite a produzir pensamento apartir de gestos criadores — deslocamentos, descontinuidades, variações de ritmo, ousadias conceituais e estilísticas.Trabalhos que destoem suavemente ou violentamente; que testem limites; que se arrisquem no terreno movediço onde filosofia e arte ainda não se separaram por completo. Esperamos contribuições que façam do pensamento um laboratório vivo — e que tragam Nietzsche não como objeto, mas como força ativa de experimentação.

 

 

Prazo de submissão: 31.08.2026