O Brasil enfrentou nos últimos anos uma série de derrocadas de direitos, muitas vezes associados ao conservadorismo e aos interesses de uma elite particular. Dessa maneira, a desmoralização social e o apaziguamento de inciativas e políticas públicas educativas em diversas áreas do conhecimento foram fragilizados. Muitos inclusive tiveram suas luzes apagadas, em prol de um obscurantismo científico de um sistema discriminatório que se sustenta na ignorância e no fundamentalismo religioso. Assim, grupos e territórios passaram a serem estigmatizados, sendo postos a margem de seus direitos.

A ciência e a pesquisa passaram a ser alvo para esses interesses, produzindo a inatividade da população, enquanto seu papel no que tange a cidadania. Assim, esta proposta apresenta um contraponto frente a todo este cenário ressaltando lugares de fala e espaços diversos deste país continental, descrevendo pesquisas e práticas interseccionais exitosas sobre empoderamento social, fortalecimento das minorias, desenvolvimento do pensamento e de uma filosofia crítica em prol da justiça social. Acreditando no potencial de transformação social oriunda das produções críticas.

Nessa perspectiva a presente chamada prioriza a produção de pessoas de identidade de gêneros variados, que a partir de suas vivências e militâncias encontraram formas de expressar suas descobertas, angustias e autodeterminação em uma perspectiva interseccional, apresentando seus trabalhos distribuídos ao longo do país e que fortalecem uma ciência democrática.

A previsão é que sejam acolhidas entre dez a doze propostas, dando preferências a escritos que apresentem pluralidade entre autorias, abarcando instituições distintas. Fazendo assim um recorte de experiências de todo o país. Construindo juntes, um dossiê que ressalta o poder da ciência no papel democrático de uma sociedade com justiça social e equidade.

O prazo final para submissão de trabalhos é de 13 de julho de 2024, com publicação prevista para o segundo semestre do mesmo ano. Te esperamos, se juntem conosco!

Organizadores:

Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior – Fiocruz Piauí / UEMA

Elaine Ferreira do Nascimento – Fiocruz Piauí / UFPI

Liana Maria Ibiapina do Monte – Fiocruz Piauí

Gustavo Silvano Batista – UFPI