MÚSICA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM NIETZSCHE

Autores

  • Anna Hartmann Cavalcanti Doutora em Filosofia

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.5198

Palavras-chave:

Nietzsche, Hanslick, música, palavra, experiência estética

Resumo

Em 1869, ano de início de sua atividade como professor na Universidade da Basiléia, Nietzsche desenvolve em inúmeros cursos e conferências uma reflexão sobre a experiência musical e poética, na qual enfatiza a união da palavra e da música na sensibilidade grega e sua separação na sensibilidade moderna. Esse tema será retomado nos anos seguintes, durante a redação de O nascimento da tragédia, seja na reflexão sobre a arte grega, seja na crítica à ópera moderna, dando lugar a uma investigação sobre a diferença de natureza entre os domínios sonoro e linguístico, aos quais correspondem formas distintas de experimentar a arte. Pretendo, neste trabalho, mostrar como a rede de relações tecida por Nietzsche entre música e palavra permite elucidar não apenas a especificidade da música como arte, mas também a singularidade da experiência estética que ela torna possível.

Referências

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

CAVALCANTI, A. H. Símbolo e Alegoria: a gênese da concepção de linguagem em Nietzsche. São Paulo: Annablume; Fapesp, Rio de Janeiro: DAAD, 2005.

FIGL, Johann. Die Dialektik der Gewalt. Nietzsches hermeneutische Religionsphilosophie. Düsseldorf: Patmos Verlag, 1984.

HANSLICK, Eduard. Do Belo Musical. Tradução Nicolino Simone Neto. Campinas: Editora da Unicamp, 1989.

JANZ, Curt Paul. Nietzsche. Biographie. Vol. 2. Paris: Gallimard, 1984.

JANZ, Curt Paul. Nietzsche. Biographie. Vol. 3. Paris: Gallimard, 1985.

NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke hrsg. v. G. Colli e M. Montinari. Vol. 7. Berlim/ Nova York/ Munique: Walter de Gruyter, 1988.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. “Die griechischen Lyriker” in Kritische Gesamtausgabe Werke (KGW) II, 2. Bearbeitet von Fritz Bornmann /Mario Carpitella. Walter de Gruyter: Berlin-New York, 1993.

NIETZSCHE, Friedrich. Kritische Gesamtausgabe Werke III, 5/1,2. Michael Kohlenbach/Marie-Luise Haase. Nachbericht zur dritten Abteilung. Band 1, Walter de Gruyter: Berlin-New York, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich. A visão dionisíaca de mundo e outros textos de juventude. Tradução de Marcos Sinésio Fernandes e Maria Cristina de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich. “Música e palavra”. Tradução e notas de Oswaldo Giacóia. In: Revista Discurso. n. 37, São Paulo: Departamento de Filosofia da USP, 2007.

VIDEIRA, Mário. “Eduard Hanslick e o Belo Musical” In: Revista Discurso. n. 37, São Paulo, Departamento de Filosofia da USP, 2007.

Downloads

Publicado

04-03-2018

Como Citar

HARTMANN CAVALCANTI, Anna. MÚSICA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM NIETZSCHE. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 3–19, 2018. DOI: 10.26694/pensando.v8i16.5198. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3395. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.