OS “TRÊS AGOSTINHOS” DO LIVRE ARBÍTRIO/LIBERDADE

Auteurs

  • Marcos Roberto Nunes Costa UFPE

DOI :

https://doi.org/10.26694/pensando.v9i17.6444

Mots-clés :

Agostinho, Livre Arbítrio, Liberdade Humana, Liberdade em Deus, Graça Divina

Résumé

Quem se limita a ler apenas os dois primeiros livros do diálogo Sobre o Livre Arbítrio, de Santo Agostinho, escritos em sua juventude em resposta aos maniqueus, correrá o risco de pensar que está é a única e genuína concepção agostiniana de livre arbítrio/liberdade. Pois, até aquele momento Agostinho usa indiscriminadamente os termos livre arbítrio e liberdade como sinônimos, dando ao homem  uma total independência em relação à graça divina. Entretanto, nas obras da maturidade, a começar pelo livro III do supracitado Diálogo, quando entram em questão em seu sistema filosófico-teológico os conceitos de pecado original e graça divina, Agostinho inicia uma progressiva distinção entre livre arbítrio e liberdade, na qual, num primeiro momento, na polêmica contra os pelagianos, o livre arbítrio aparece como parcialmente dependente em relação à graça divina, ficando a liberdade restrita apenas a pessoa de Adão, e, num segundo e último momento, na disputa com os semipelagianos, quando será acrescida à questão da predestinação, o livre arbítrio reaparece como totalmente dependente da graça divina. Aqui, paradoxalmente, com a  cooperação da graça irresistível, os santos homens predestinados alcançarão  a “verdadeira liberdade” em Deus. Eis o que iremos demonstrar no presente artigo.

Références

AGUSTIN, San. Obras filosóficas: Del libre albedrío. In: Obras completas de san Agustín. Trad., introd e notas de Victorino Capánaga, Evaristo Seijas, Eusebio Cuevas, Manuel Martínez e Mateo Lansero. 3. ed. bilíngüe. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1963. Tomo III.

______. Obras apologéticas: Enquiridión. In: Obras completas de san Agustín. Trad., introd. y notas de Victorino Capánaga, Teófilo Prieto, Andrés Centeno, Santos Santamarta e Erminio Rodríguez. 3. ed. bilíngüe. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1956. Tomo IV, 899 p.

______. Tratados sobre la graça (1º ): Del espíritu y de la letra - De la naturaleza y de la gracia - De la gracia de Jesucristo y del pecado Original - De la gracia y del libre albedrío - De la corrección y de la gracia - De la predestinación de los santos - Del don de perseverancia. Trad., introd., y notas de Victorino Capanaga, Emiliano López, Andrés Centeno, Enrique de Vega y Toribio de Castro. ed. bilíngue. Madrid: La Editorial Católica/BAC, 1956, Tomo VI.

______. Tratados sobre la gracia (2º): Los dos libros sobre diversas cuestiones a Simpliciano – De los meritos y del perdón de los pecados – Contra las dos cartas de los pelagianos. In: Obras completas de san Agustín. 4. ed. bilingue. Trad., introd. y notas de Victorino Capánaga, Gegorio Erce y Javier Ruiz Pascual. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1952. Tomo IX.

______. Tratados escriturarios: Del Génesis contra los maniqueos - Del Génesis a la letra Incompleto - Del Génesis a la letra. In: Obras completas de san Agustín. ed. bilingue, trad, introd. y notas de Balbino Martín, La Editorial Catolica/BAC, Madrid, 1957, Tomo XV, 1271 p.

______. La ciudad de Dios (1o ). In: Obras completas de san Agustín. ed. bilingue. Introd. general y notas de Victorino Capanaga. Trad. de Santos Sanatamarta del Rio y Miguel Lanero. Madrid: La Editorial Católica /BAC, 1988. Tomo XVI.

______. La ciudad de Dios (2o ). In: Obras completas de san Agustín. ed. bilingue. Trad. de Santos Sanatamarta del Rio y Miguel Lanero. Madrid: La Editorial Católica /BAC, 2001. Tomo XVII, 1728 p.

______. Escritos antimaniqueos (2o): Contra Fausto. In: Obras completas de san Agustín. Ed. bilingue. Trad.,

______. Escritos vários (2o ): Las retrataciones . In: Obras completas de san Agustín. Ed. bilingue. Trad. introd. y notas de Teodoro C. Madrid. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1995. Tomo XL.

AREVALO, Caesar. El molinismo y su influencia en el arminianismo. Disponível em: https://cheungyclarkenespanol.files.wordpress.com/2013/12/pdf-el-molinismo-y-su-influencia-en-el-arminianismo.pdf>. Acesso em: 22.05.2017.

BELMONTE, Agustinho. Introdução. In: AGOSTINHO, Santo. A graça (II): A correção e a graça. Trad. de Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 1999a. p. 81-83.

______. Introdução. In: AGOSTINHO, Santo. A graça (II): A predestinação dos santos. Trad. de Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 1999b. p. 141-148.

BIGNOTTO, Newton. O conflito das liberdades: santo Agostinho. Revista Síntese Nova fase. Belo Horizonte, v. 19, n.58, p. 237-359, 1992.

BROWN, Peter. Santo Agostinho, uma biografia. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2005. 669 p.

CAPÁNAGA, Victorino. Agustin de Hipona: maestro de la conversión cristiana. Madrid: La Editorial Católica/BAC, 1974. 475 p.

CRUBELLATE, João Marcelo. O intinerário da vontade na antropologia de Agostinho. Revista Acta Scientarium - Human and Social Sciences. Maringa, v. 33, n. 2, p. 173-179, 2011.

DE CAPITANI, Franco. Il “De libero arbitrio” di S. Agostino: studio introdutivo, texto, traduzione e commento. Milano: Vita e Pensiero (Università cattolica del sacro Cuore), 1987. 543 p.

DUPONT, Anthony. La gratia en los Sermones ad Populum de San Agustín durante la controversia pelagiana: ¿Acaso los diversos contextos proporcionan um punto de vista diferente? Trad. de Carlos Villabona Vargas e Enrique A. Eguiarte Bendímez. Bogotá: Editorial Uniagustiniana, 2016. 480 p

GARRIGOU-LAGRANGE, Réginald Marie. La predestinación de los santos y la gracia: doctrina de Santo Tomás comparada con los otros sistemas teológicos. Trad. de Benjamín Agüero y Mariano Arguello. Buenos Aires: Ediciones Desclée, de Brouwer, 1946, 444 p.

GRABOWSKI, Stanislaus J. La Iglesia: introducción a la teología de San Agustín. Trad. de Manuel García Aparisi. Madrid: Ediciones RIALP, 1965, 648 p.

HILL, Joseph Murray. A doutrina do pecado original à luz da teoria da evolução em Teilhard de Chardin e Karl Rahner. Belo Horizonte: FAJE, 2014, 142 f. Dissertação (Mestrado em Teologia).

LAMELAS, Isidro Pereira. A “invenção” do pecado original segundo Agostinho. Revista Didaskalia. Lisboa, v. XLII, n. 1., p. 55-134, 2012.

MARTÍNEZ, Agustín. San Agustín: ideario: selección y estudio. 2 .ed. Buenos Aires: ESPASA/CALPE, 1946, 227 p.

PEGUEROLES, Juan. El pensamiento filosófico de san Agustín. Barcelona: Editorial Labor, 1972. 155 p.

______. Ambiguedad del “liberum arbitrium” en San Agustín. In: Actas de las Jornadas de la Sociedad Internacional Tomás de Aquino. Barcelona: Editorial Balmes, 1993, vol. II, p. 759-762.

RÊGO, Marlesson Castelo Branco do. Liberdade e necessidade: a resposta agostiniana ao problema da relação entre liberdade humana e graça divina e sua interpretação no protestantismo histórico e no neopentecostalismo atual. Recife: UNICAP, 2007a, 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião).

RICOUER, Paul. O pecado original: estudo de significação. Trad. de José M.S. Rosa. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2008. 26 p.

RIGBY, Paul. Pecado original. In: FITZGERALD, Allan D. (org.). Diccionario de san Agustín: San Agustín a através del tempo. Trad. de Constantino Ruiz-Garrido. Burgos: Editorial Monte Carmelo, 2001. p. 69-79.

SANTOS, Cândido dos. Jansenismo e antijansenismo nos finais do Antigo Regime. Porto: CITCEM/Edições Afrontamento, 2011, 236 p.

SILVA, Ivan de Oliveira. Santo Agostinho no banco dos réus. São Paulo: Editora Reflexão, 2015.

SPROUL, R. C. Agostinho: somos incapazes de obedecer. In: Sola gratia: a controvérsia sobre o livre arbítrio na história. Trad. de Mauro Meister. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001. p. 47-70.

Téléchargements

Publiée

2018-10-16

Comment citer

NUNES COSTA, Marcos Roberto. OS “TRÊS AGOSTINHOS” DO LIVRE ARBÍTRIO/LIBERDADE. PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 246–266, 2018. DOI: 10.26694/pensando.v9i17.6444. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3429. Acesso em: 3 juill. 2024.

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.