REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIA E INFÂNCIA EM WALTER BENJAMIN
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v13i29.13536Palabras clave:
Filosofia, Educação, Benjamin.Resumen
A infância é um temo recorrente nas obras de Walter Benjamin. Seu olhar singular, atravessado pelos relatos autobiográficos do autor, é um caminho que nos permite experimentar a infância em um sentido amplo e formativo. Dessa forma, indaga-se: quais são os sentidos das experiências formativas decorrentes da infância nas obras de Walter Benjamin? Para tal, este artigo aborda, por meio de revisão bibliográfica, elementos centrais do conceito do autor, como memória, experiência, brinquedo e brincadeira, tempo e corpo. Outrossim, busca-se estabelecer apontamentos dos processos avivadores e despotencializadores da infância, no intento de situar formas e (des)caminhos sobre como resgatarmos a infância, não somente como conceito, mas como experiência.
Citas
ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1985.
AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BENJAMIN, W. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed., trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 222-232. – (Obras escolhidas; v. 1)
________. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Tradutores: Maria Luz Moita, Maria Amélia Cruz e Manuel Alberto. Lisboa: Relógio D’água, 1992.
________. Rua de mão única. Obras Escolhidas v. II. Tradução: R. R. Torres F. e J. C. M. Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987.
________. O narrador. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas v. I. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.
________. Sobre El lenguaje em general y sobre El lenguaje de los hombres. Sobre El programa de la filosofía futura y otros ensayos. p.139-153. Caracas: Monte Avila, 1970.
________. A criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcos Vinicius Mazzari. Sao Paulo, Summus, 1984.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: edições Graal, 24ª edição, 2007.
GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.
SCHLESENER, A. H. Mímesis e infância: observações acerca da educação a partir de Walter Benjamin. Filosofia Unisinos, v. 10, p. 148-156, 2009.
SILVA, A. T. T. Experiência e linguagem: um pensar sobre a infância. In: 16º COLE – CONGRESSODE LEITURA DO BRASIL, Campinas. UNICAMP, 2007. v. 1, p. 394-394, 2007.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.