CINCO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS PARA PROBLEMATIZAR O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v12i27.12791Resumen
Quem já passou pela experiência de cursar uma licenciatura em filosofia, em quaisquer das universidades públicas e/ou privadas no Brasil, deve lembrar-se de que as disciplinas voltadas para a socialização de conteúdos propriamente filosóficos são ofertadas, de modo geral, no prédio da faculdade de filosofia e ciências humanas enquanto que as disciplinas direcionadas para a aprendizagem de conteúdos didáticos são disponibilizadas, quase sempre, no prédio da faculdade de educação da mesma instituição de ensino.
Citas
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: autêntica, 2009.
GALEFFI, Dante Augusto. Filosofar & Educar 2: quando filosofar é educar. Curitiba: CRV, 2019. 180 p. (Coleção: Filosofar & educar, v.2).
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
TEIXEIRA, Luciana da Silva; HORN, Geraldo Balduino. Didática do ensino de filosofia: pressupostos teórico-metodológicos. 1.ed; Curitiba: CRV, 2017.