FETICHISMO E REGRESSÃO MUSICAIS EM THEODOR ADORNO
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.6447Palabras clave:
Theodor Adorno, fetichismo musical, regressão da audição, cultura de massaResumen
O objetivo do artigo é fazer uma análise do texto “Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição”, de Theodor W. Adorno, mostrando como a noção de fetiche permite ao autor delinear a auto-negação da música, tanto pela absorção do valor de uso pelo de troca, quanto pela infantilização do público, momento em que a pseudo-atividade demonstra uma vertiginosa acoplagem entre indivíduo e sociedade.
Descargas
Publicado
2018-03-04
Cómo citar
FREITAS, Verlaine. FETICHISMO E REGRESSÃO MUSICAIS EM THEODOR ADORNO. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 80–106, 2018. DOI: 10.26694/pensando.v8i16.6447. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3399. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
DOSSIÊ