FETICHISMO E REGRESSÃO MUSICAIS EM THEODOR ADORNO

Autores/as

  • Verlaine Freitas UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.6447

Palabras clave:

Theodor Adorno, fetichismo musical, regressão da audição, cultura de massa

Resumen

O objetivo do artigo é fazer uma análise do texto “Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição”, de Theodor W. Adorno, mostrando como a noção de fetiche permite ao autor delinear a auto-negação da música, tanto pela absorção do valor de uso pelo de troca, quanto pela infantilização do público, momento em que a pseudo-atividade demonstra uma vertiginosa acoplagem entre indivíduo e sociedade.

Publicado

2018-03-04

Cómo citar

FREITAS, Verlaine. FETICHISMO E REGRESSÃO MUSICAIS EM THEODOR ADORNO. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 80–106, 2018. DOI: 10.26694/pensando.v8i16.6447. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3399. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.