AGAMBEN, GIORGIO. -SE: O ABSOLUTO DE HEGEL E O EREIGNIS DE HEIDEGGER

Authors

  • Giorgio Agamben UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v12i27.10600

Abstract

O tema que conduz as reflexões que se seguem é aquele do reflexivo indo-europeu -se [do proto-indo-europeu -swé]. O pensamento é orientado, aqui, primeiramente por uma interrogação sobre a esfera de significado desse tema. A sua pertinência à problemática filosófica está, dessa forma, pouco em questão, embora ela determine, na verdade, o problema filosófico fundamental: o do Absoluto. O verbo solver [do latim solvo], do qual deriva o particípio absoluto, permite-se, de fato, analisar em so-luo e indica a operação de dissolver, de liberar [luo] o que conduz (ou reconduz) algo ao próprio -se

References

Aeschyli. (1898) Agamemnon: cum annotatione critica et commentario. Halis Saxonum: Orphanotrophei Libraria.

Agamben, Giorgio. (1982). *Se: L’Assoluto e l’Ereignis. In: Aut-Aut, n. 187-188, pp. 39-58.

Ἀpiστοτέλουσ. (1998) Μετὰ τὰ φυσικὰ: edición trilingüe – greco-latino-española. Organização de Valentín García Yebra. 2 ed. Madrid: Editorial Gredos.

Diels, Hermann. (1960). Die Fragmente der Vorsokratiker: Griechisch und Deutsch. Berlin-Neukölln: Weidmannsche Verlagsbuchhandlung.

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich. (1970a). Differenz des Fichtenschen und Schellingschen Systems der Philosophie. In: Idem, Werke. v. 2. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich. (1970b). Phänomenologie des Geistes. In: Idem, Werke. v. 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich. (1967). Jenenser Logik, Metaphysik und Naturphilosophie. Organizado por Georg Lasson. Hamburg: Meiner.

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich. (1970c). Wissenschaft der Logik. In: Idem, Werke. v. 6. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

Heidegger, Martin. (1980). Gesamtausgabe: Hegels Phänomenologie des Geistes. v. 32. Frankfurt am Main: Klostermann.

Heidegger, Martin. (1976a). Gesamtausgabe: Wegmarken. v. 9. Frankfurt am Main: Klostermann.

Heidegger, Martin. (1957). Identität und Differenz. Pfullingen: Neske, 1957.

Heidegger, Martin. (1961). Nietzsche. Pfullingen: Neske.

Heidegger, Martin. (1972). Sein und Zeit. Tübingen, Niemeyer.

Heidegger, Martin. (1959). Unterwegs zur Sprache. Pfullingen: Neske.

Heidegger, Martin. (1976b) Zur Sache des Denkens. Tübingen: Niemayer.

Marsola, Maurício Pargotto. (2007) Nas fontes da teologia negativa: aphaírases e apóphasis em Plotino e Proclo. Síntese, Belo Horizonte, v. 34, n. 110, pp. 363-372.

Πλάτων. (2002). Πολιτεία. Αθήνα: Πολις.

Plotinus. (1989). Enneads: I, 1-9, with English translation by A. H. Armstrong. Cambridge (Massachusetts): Harvard University Press.

Plotinus. (1988). Enneads: VI, 6-9, with English translation by A. H. Armstrong. Cambridge (Massachusetts): Harvard University Press.

Published

2022-01-21

How to Cite

AGAMBEN , Giorgio. AGAMBEN, GIORGIO. -SE: O ABSOLUTO DE HEGEL E O EREIGNIS DE HEIDEGGER. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 117–128, 2022. DOI: 10.26694/pensando.v12i27.10600. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3568. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

TRADUÇÕES