FILOSOFIA E LIBERDADE: A VIDA PARTEJANDO VIDA, OU SOBRE O ESTUDAR/LECIONAR FILOSOFIA FILOSOFICAMENTE

Autores

  • Marcos Érico de Araújo Silva UERN

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v11i24.8946

Palavras-chave:

Mesmidade, Vida filosófica, Filosofar, Ensino de Filosofia

Resumo

O artigo procura meditar a imbricação de filosofia e liberdade como e enquanto um movimento desde a vida indeterminada ou apática para a singularização de uma Vida determinada, qualificando-a como Vida filosófica. Vida filosófica como perfazendo um modo de ser no estudar/lecionar filosofia filosoficamente. Esta forma de Vida filosófica imita o modo de ser de toda obra filosófica consagrada pela Tradição: em tudo que o filósofo diz, pensa, ou escreve está em jogo o movimento do caçar a mesmidade da filosofia. O estudo filosófico da filosofia se empenha não nas muitas filosofias, mas na análise meditativa de uma filosofia, e, a partir do aprendizado da tematização do mesmo que aí acontece, então, acessamos todas as filosofias a partir de uma filosofia. Por fim, dialogaremos com Hannah Arendt sobre seu testemunho do magistério de Heidegger. Muitos filósofos contemporâneos, clássicos na História da Filosofia, foram seus alunos comprovando a eficácia do magistério heideggeriano. Por que no atual contexto brasileiro de discussões sobre Filosofia do Ensino de Filosofia isto tem surpreendentemente tão pouca repercussão e valorização?

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

ARAÚJO SILVA, Marcos Érico de. FILOSOFIA E LIBERDADE: A VIDA PARTEJANDO VIDA, OU SOBRE O ESTUDAR/LECIONAR FILOSOFIA FILOSOFICAMENTE. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 202–225, 2020. DOI: 10.26694/pensando.v11i24.8946. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3535. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE

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