A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DAS MUDANÇAS DA PAISAGEM EM TERESINA/PI

Autores

  • Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque
  • André Luiz Arêa Leão Morais

Palavras-chave:

aprendizagem significativa.

Resumo

A fotografia atualmente está muito presente no cotidiano das pessoas. Vive-se em uma realidade rodeada por imagens a todo o momento, seja pelos meios de comunicação ou quando se caminha pelas ruas, tendo em vista que a cada vez mais há uma facilidade maior das pessoas produzi-las de forma rápida e instantânea apenas com um clique no celular. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi analisar a evolução do município de Teresina, Piauí, ao longo de um período de 30 anos (1990 a 2020) utilizando a fotografia como recurso didático. Os objetivos específicos foram: a) Identificar transformações urbanas, sociais e culturais de Teresina ocorridas no intervalo de tempo de 30 anos; b) Propor o uso da fotografia como recurso didático para o estudo da paisagem a partir da transformação do espaço geográfico teresinense. A metodologia foi pautada em pesquisa bibliográfica e documental. A fotografia como recurso didático para o ensino de Geografia torna-se uma forte aliada ao ensino, pois permite que o aluno possa observar diversas paisagens e realizar comparações que o ajude a fixar o conteúdo presente no livro didático, desenvolvendo a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar de forma crítica. Por meio de uma análise comparativa, os alunos tendem a conhecer os ambientes que estão inseridos, a história do local onde vivem e compreender de maneira mais eficaz assuntos vistos como complexos de forma prática e dinâmica. Conclui-se que, o professor, para adotar a linguagem fotográfica, torna-se necessário uma seleção criteriosa de fotografias, para que não se torne somente uma ilustração, e possa contribuir para a construção uma aprendizagem significativa em relação aos conteúdos geográficos. 

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Publicado

2025-10-03