A CONSTRUÇÃO REFERENCIAL NO ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA: ANÁLISE DE TEXTOS DE ALUNOS DO 4o CICLO DE EJA

Autores

  • Allan Andrade Linhares Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Construção de referência, ensino, produção textual, compreensão textual, sentidos

Resumo

Os referentes não são simples rótulos que designam as coisas do mundo, são construídos e reconstruídos no e pelo discurso, segundo os propósitos dos sujeitos. Este estudo amparando-se em uma perspectiva sociocognitivo- interacional, a qual concebe o texto como o lugar da interação e construção dos sentidos, em que os sujeitos são ativos, atores e construtores sociais (Koch,2007; Koch; Cunha-Lima, 2009) e de referência como um processo (Mondada e Dubois, 2003; Koch, 2005, 2007; Apothéloz e Reicheler-Béguelin, 1995), propõe-se investigar as estratégias empregadas pelo professor para o ensino de produção textual. Para tanto, analisamos os passos seguidos por uma professora do 4o ciclo da modalidade EJA para trabalhar com a construção da referência na discussão de um texto e, sobretudo, nas produções escritas dos alunos sobre o texto estudado. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa de campo, exploratória quanto aos objetivos e de abordagem qualitativa. Nosso corpus é constituído pela transcrição da aula gravada em áudio, material recolhido no local (produção textual dos alunos com correções propostas) e notas. Os achados neste trabalho nos mostraram que a professora, na condução da aula de leitura e nas orientações das correções dos textos dos alunos, não dá a devida atenção à (re)construção referencial, aspecto que traz implicações para a atividade de leitura e compreensão de textos.

Biografia do Autor

Allan Andrade Linhares, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduado em Letras pela UFPI (2004); doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP (2017); tem mestrado em Letras pela UFPI (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor Adjunto A I, em regime de Dedicação Exclusiva, da UFPI. Foi professor da Faculdade Maurício de Nassau, das Secretarias de Educação do Estado do Piauí e do município de Parnaíba. Foi, também, professor temporário da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento.

Referências

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Estudo dos processos referenciais como um meio de (re) construir a coerência em atividades de compreensão e produção de textos. Revista Um mundo de letras: práticas de leitura e escrita, São Paulo, Boletim 3, p. 63-79, abr. 2007.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Leitura, referenciação e coerência. In: ELIAS, Vanda Maria. (org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2011. p. 183-195.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: ALB & Mercado das Letras, 1998.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Referenciação e orientação argumentativa. In: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; MORATO, Edwiges Maria; BENTES, Ana Cristina. (org.). Refenciação e Discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 33-47.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à Linguística Textual: trajetórias e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MONDADA, Lorenza; DUBOIS, Danièle. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; RODRIGUES, Bernadete Biasi; CIULLA, Alena. (org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003, p. 17-52.

MONDADA, Lorenza. A referência como trabalho interativo: a construção da visibilidade do detalhe anatômico durante uma operação cirúrgica. In: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; MORATO, Edwiges Maria; BENTES, Ana Cristina. (org.). Refenciação e Discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 79-90.

SALOMÃO, Maria Margarida Martins. A questão da construção de sentidos e a revisão da agenda dos estudos da linguagem. Veredas, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 61-79, 1999.

VAN DIJK, Teun Adrianus. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Trad. Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.

Downloads

Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos - Letras