AS REMINISCÊNCIAS DE UM MESTRE E DE SUAS “AULANÇAS” PELO ENSINO SECUNDÁRIO PIAUIENSE
Palavras-chave:
ensino secundário, professores, História, memóriaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a memória de Moaci Madeira Campos, um lendário professor catedrático dos anos 1940 e 1950 no ensino secundário na rede oficial de educação do Piauí. Pergunta-se: Qual a percepção de docência do ensino secundário do professor Moaci Madeira Campos? A metodologia foi composta uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram coletados de um livro de memória do sujeito estudado somados aos dados encontrados nos jornais de circulação local e no Diário Oficial do Estado (DOE). Utilizou-se como referências Sousa (2008), Vicentini (2006), Brito (1996), Lopes (2005), embasando o método no conhecimento da memória com Halbwachs (1990), Le Golf (2003) e Julia (2001). Os resultados apontam para um ensino secundário elitista, com formas de seleção e ingresso rígidos, uma profissão valorizada culturalmente, mas desvalorizada socialmente. A percepção do personagem a respeito de sua profissão é saudosista e possui uma visão idílica da escola.
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