RESENHA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4338Palavras-chave:
Pesquisa; Educação; Ciências; Método.Resumo
Esta resenha tem como objetivo apresentar ao leitor o livro Pesquisa em educação: métodos e epistemologias, de autoria do professor titular em Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Silvio Ancisar Sánchez Gamboa. A obra reúne alguns artigos publicados em revistas e em congressos nacionais e internacionais, que objetiva contribuir para a reflexão da lógica e da epistemologia da produção científica. Nessa direção, o livro instiga o leitor ao entendimento da Matriz paradigmática e epistemológica do processo da produção científica e seu desdobramento na área da Educação. A edição cotejada é de 2018, publicada pela Argos, editora Chapecó. O livro é composto por um prefácio, uma introdução, dez capítulos e as considerações finais.
Referências
DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1981.
HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 278-312. (Coleção Os Pensadores)
SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3º ed. rev., atual. e ampl. Chapecó: Argos, 2018. (Coleção Grandes Temas) Não paginada.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
VIELLE, J. P. El Impacto de la Investigación en el Campo Educacional. Perspectivas, Unesco, Paris, n. 3, p. 337-352, 1981.