ROTAS CARTOGRÁFICAS: DIÁLOGO ENTRE BERNSTEIN E OS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4054Palavras-chave:
Pedagogia, Bernstein, Controle Social, Epistemologias do Sul, Estudos pós-coloniaisResumo
Este artigo busca relacionar a obra de Bernstein (2006) com os estudos pós-coloniais, tendo como foco a compreensão da formação do conhecimento. Assim, a partir da metodologia cartográfica, reflete sobre o papel da educação na reprodução cultural e na invisibilidade de estudos subalternizados, percebendo que a pedagogia, o currículo e a avaliação são formas de controle social, uma vez que foram construídos a partir da regulação/emancipação durante a modernidade/colonialidade. Dessa forma, ao longo do artigo é feito um esforço para traçar uma rota cartográfica que permita a visibilidade dos estudos subalternos e decoloniais, ao promover um diálogo entre a teoria bernsteiniana e as Epistemologias do Sul e ao propor análises das diversas estruturas de poder sob diferentes óticas.
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