ROTAS CARTOGRÁFICAS: DIÁLOGO ENTRE BERNSTEIN E OS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4054

Palavras-chave:

Pedagogia, Bernstein, Controle Social, Epistemologias do Sul, Estudos pós-coloniais

Resumo

Este artigo busca relacionar a obra de Bernstein (2006) com os estudos pós-coloniais, tendo como foco a compreensão da formação do conhecimento. Assim, a partir da metodologia cartográfica, reflete sobre o papel da educação na reprodução cultural e na invisibilidade de estudos subalternizados, percebendo que a pedagogia, o currículo e a avaliação são formas de controle social, uma vez que foram construídos a partir da regulação/emancipação durante a modernidade/colonialidade. Dessa forma, ao longo do artigo é feito um esforço para traçar uma rota cartográfica que permita a visibilidade dos estudos subalternos e decoloniais, ao promover um diálogo entre a teoria bernsteiniana e as Epistemologias do Sul e ao propor análises das diversas estruturas de poder sob diferentes óticas.

Biografia do Autor

Kenia Silva, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Estudante do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
da Universidade do Porto (FPCEUP), Porto, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6995-3721. E-mail:
keniadrica@hotmail.com

Maria José Magalhães, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Maria José Magalhães. Concluiu o seu doutoramento em Ciências da Educação em 2005 na Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. É Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Publicou vários artigos em revistas com revisão por pares, livros científicos e capítulos de livros e recebeu 2 prémios. Coordenou e atualmente coordena projetos internacionais sobre violência de gênero, violência doméstica e feminicídio.

Margarida Felgueiras, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Margarida Maria Pereira Santos Louro Felgueiras Nasceu em 1951 e licenciou-se em História pela FLUP. Ingressou em 1984 na carreira universitária na U.M, foi docente da FLUP e é Prof.ª Associada da FPCE-UP, onde foi coordenadora do Mestrado em Educação e Herança Cultural (2005-2007), é coordenadora do Núcleo Educação, História e Museologia do CIIE. Foi coordenadora da Secção de História da Educação da SPCE (2007-2010) e Coordenadora do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Autora do projecto de criação de um Museu Vivo da Escola Primária (PAXIS XXI) a sua actividade abarca a História da Educação, a intervenção cultural no campo da preservação do património e a formação de professores. Autora e investigadora em projectos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, privilegia a história social da educação, a cultura material e o quotidiano escolar. Centra os interesses de pesquisa na filantropia em educação, sobretudo nas escolas doadas ao Estado, nas instituições educativas em regime de internato, ensino agrícola e na museologia escolar. Professora visitante na USP, tem realizado seminários e conferências em várias universidades brasileiras. Entre os seus trabalhos recentes conta: Cultura Escolar, Migrações e Cidadania (ed. et al). Porto: SPCE, 2010; Escolas Conde Ferreira (ed. et. al). Sesimbra: Assembleia Municipal de Sesimbra, 2009; Para uma História Social do Professorado Primário em Portugal no Século XX. Porto: Campo das Letras/FPCEUP, 2008; Catálogo Manuais escolares da Biblioteca Pública Municipal do Porto (coord. et al), Porto: Universidade do Porto/Câmara Municipal do Porto, 2008; “Sharing European Cultural Heritage” e “Schools buildings as a context to understand our common past”, in Ferreira, António Gomes; Felgueiras; Margarida Louro(org.), Buildings telling European Heritage. Pedagogical Perspectives. EUBUILDIT – A proposal for teachers and students, Coimbra, UC/CEIS20, 2008;

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

SILVA, Kenia; MAGALHÃES, Maria José; FELGUEIRAS, Margarida. ROTAS CARTOGRÁFICAS: DIÁLOGO ENTRE BERNSTEIN E OS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–19, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4054. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4054. Acesso em: 5 nov. 2024.