DESAFIANDO PARADIGMAS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.13132

Palavras-chave:

Ensino de História, Desafios, Contemporaneidade

Resumo

O presente artigo aborda questões voltadas ao ensino de História na contemporaneidade. O foco nesta temática fundamentou-se na perspectiva de compreender os desafios enfrentados pelos professores de História no exercício da profissão, assim como as ferramentas por esses utilizadas na busca pela superação desses obstáculos. A pesquisa foi construída com base em depoimentos orais. As discussões presentes no trabalho partiram das experiências empíricas no Estágio Supervisionado e, no Programa Residência Pedagógica, em diálogo teórico com Circe Maria Fernandes Bittencourt (2004), Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima (2005/2006), Selva Guimarães Fonseca (2012), Linda Hammond Darling (2014), Isaíde Bandeira da Silva (2014), Marcos Napolitano (2002) e José Petrúcio de Farias Júnior (2015). Os resultados evidenciaram a importância de os residentes pedagógicos/licenciandos compreenderem os desafios que permeiam o universo docente e as estratégias que podem ser utilizadas a fim de tornar o ensino de História mais dinâmico.

Referências

CAMPOS, Rivaldo. Entrevista concedida à Erilene de Sousa Martins. Picos, 2019.

CARVALHO, Mara Gonçalves de. Entrevista concedida à Nayara Gonçalves de Sousa. Picos, 2019.

DARLING, Linda Hammond. A importância da formação docente. São Paulo: Cadernoscenpee, 2014, - volume 4, n. 2, pp 230-247.

FARIAS JÚNIOR. José Petrúcio de. Ser professor de História hoje: algumas reflexões. Revista eletrônica Cadernos CIMEAC-Volume 5, n.1, 2015.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 13ª edição. In: Políticas Públicas, currículos e ensino de história. São Paulo: Papirus, 2012, p. 55-72.

NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido & LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2012, p. 28-91.

SERRANO, Jonatas. Epítome de História Universal. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1912.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

GONÇALVES DE SOUSA, N. .; SOUSA MARTINS, E. de .; NONATO LIMA DOS SANTOS, R. . DESAFIANDO PARADIGMAS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i2.13132. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1889. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos