A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO REFLEXIVA-INVESTIGATIVA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.13111

Palavras-chave:

Ensino básico, Formação de professores, Prática reflexiva, Residência Pedagógica, Sociologia

Resumo

A formação de professores no Brasil é atravessada por inúmeras dificuldades, principalmente no que diz respeito à relação teoria e prática. Esse problema é decorrente de um modelo de formação que prioriza a teoria em detrimento da prática. Partindo de uma concepção de formação docente que alie teoria e prática no fazer educativo, este artigo, busca refletir sobre o processo de formação do professor de Ciências Sociais/Sociologia para a Educação Básica evidenciando a contribuição do Programa Residência Pedagógica para uma formação que integre teoria e prática, bem como para o exercício de uma prática pedagógica reflexiva-investigativa. Por meio da pesquisa bibliografia articula o diálogo entre pesquisadores da área da educação como Selma Garrido Pimenta (2006), Donald Schon (2000), Terezinha Gonçalves (1998), Linda Darling-Hammond (2014), com pesquisadores da área de Ciências Sociais como Moraes (2003) Hangle Cacete (2014) Bourdieu (1983) dentre outros.

Referências

BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. Configurações territoriais dos cursos de formação de professores de Sociologia no Brasil (1934-2017): disputas e implicações. Ciências Sociais Unisinos, vol. 55, núm. 2, maio/agosto, 2019, pp.246-259.

BOURDIEU, Pierre. "Esboço de uma teoria da prática", pp. 46-81 in Ortiz, R. (Org.). Bourdieu (Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Ática, 1983.

BRASIL. Projeto de Lei do Senado n.° 227. Brasília: Senado Federal, 2007.

BRASIL. Projeto de Lei do Senado n.° 284. Brasília: Senado Federal, 2012.

BRASIL. Projeto de Lei do Senado n.° 6. Brasília: Senado Federal, 2014.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica: para uso de estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

DARLING-HAMMOND, Linda. A importância da formação docente. In: cadernos cenpec. São Paulo: v.4, n.2, p.230-247, dez. 2014.

FARIA, Juliana Batista; PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Residência Pedagógica: afinal, o que é isso? R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356, maio/ago. 2019.

FILHO, Juarez Lopes de Carvalho. O ensino de Sociologia como problema Epistemológico e Sociológico. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 59-80, jan./mar. 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

FERREIRA DO NASCIMENTO, Raimundo Nonato; VALE DE SOUSA, Ana Carolina; MOURA ESTÊVES, Natasha Cris de. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO REFLEXIVA-INVESTIGATIVA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i2.13111. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1886. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos