A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO REFLEXIVA-INVESTIGATIVA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.13111

Palavras-chave:

Ensino básico, Formação de professores, Prática reflexiva, Residência Pedagógica, Sociologia

Resumo

A formação de professores no Brasil é atravessada por inúmeras dificuldades, principalmente no que diz respeito à relação teoria e prática. Esse problema é decorrente de um modelo de formação que prioriza a teoria em detrimento da prática. Partindo de uma concepção de formação docente que alie teoria e prática no fazer educativo, este artigo, busca refletir sobre o processo de formação do professor de Ciências Sociais/Sociologia para a Educação Básica evidenciando a contribuição do Programa Residência Pedagógica para uma formação que integre teoria e prática, bem como para o exercício de uma prática pedagógica reflexiva-investigativa. Por meio da pesquisa bibliografia articula o diálogo entre pesquisadores da área da educação como Selma Garrido Pimenta (2006), Donald Schon (2000), Terezinha Gonçalves (1998), Linda Darling-Hammond (2014), com pesquisadores da área de Ciências Sociais como Moraes (2003) Hangle Cacete (2014) Bourdieu (1983) dentre outros.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

FERREIRA DO NASCIMENTO, Raimundo Nonato; VALE DE SOUSA, Ana Carolina; MOURA ESTÊVES, Natasha Cris de. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO REFLEXIVA-INVESTIGATIVA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i2.13111. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1886. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos