O USO DE FÓRUM E A CONSTITUIÇÃO DE NOVOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.11796

Palavras-chave:

Ensino, Fórum, Interatividade, Ambientes virtuais

Resumo

Esse artigo trata do uso do fórum como ferramenta midiática para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à prática de produção escrita acadêmica, realizada durante o processo de elaboração de projetos de pesquisa, relacionados à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Os pressupostos teóricos estão embasados na perspectiva construcionista (PAPERT,1994; VALENTE, 1999), em que o uso do computador pode criar condições de o aluno construir seu conhecimento. Os procedimentos metodológicos envolvem uma revisão bibliográfica e exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa, a partir da análise das mensagens dos fóruns virtuais realizados com auxílio da plataforma Google Classroom e uma rubrica autoavaliativa, composta por três critérios: originalidade e qualidade das mensagens, participação e intercâmbio/intervenção. O lócus de pesquisa envolveu trinta e oito alunos dos cursos de Licenciatura em Química e Matemática, do Instituto Federal do Amazonas. Dos resultados principais do estudo destacam-se os seguintes pontos, o uso do fórum como um novo espaço de ensino e aprendizagem e fomento à presencialidade virtual, a heterogeneidade na participação das turmas avaliadas, certa qualidade e diversificação nas mensagens, elaboradas por meio de leituras realizadas com uso de textos e vídeos da Internet sobre as temáticas abordadas, poucas situações de interação e intercâmbio de experiências e conhecimentos entre o grupo e maior atuação como receptores-leitores.

Referências

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico dos fóruns. Professor Digital, 2009. Disponível em: https://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogicodos-foruns/. Acesso em: 05 jan. 2020.

BEZERRA, Benedito Gomes. Usos da Linguagem em Fóruns de Ead. Revista Investigações, Vol. 24, nº 2, 2011, p. 11-33.

BRUNO, Adriana Rocha; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Os fóruns de discussão como espaços de aprendizagem em ambientes on-line: formando comunidades de gestores 2007. In: 13º Congresso Internacional da ABED, Curitiba. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/420200712027PM.pdf. Acesso em: 05 maio 2020.

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Ambientes Virtuais de aprendizagem de línguas: ferramentas, funcionalidades e implicações didáticas. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva; TEIXEIRA, Wagner Barros; FERREIRA, Cacio José. Múltiplos olhares sobre o ensino de línguas: tecnologias de Informação e Comunicação. Manaus: Edua, 2017, p. 37-52

COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira et al. Guia de Tecnologias Digitais para o Ensino Remoto. Manaus, AM: Editora UEA, 2020.

DEIMANN, M.; FARROW, R. Rethinking OER and their Use: Open Education as Building. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 14 (3), 2013, p. 344-360. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1370/2542. 16 maio. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

WEIRICH DA SILVA COELHO, Iandra Maria. O USO DE FÓRUM E A CONSTITUIÇÃO DE NOVOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i3.11796. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1863. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos