O QUE AS ESTATÍSTICAS RETRATAM SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

  • Vitor Ferreira de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Lourenço Magnoni Júnior Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.11373

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Estatísticas Educacionais, Desigualdade Social

Resumo

O ensino remoto, instituído no Brasil pelo impacto da pandemia, reforça a ineficiência dos sistemas de ensino em desenvolver ações pedagógicas que atinjam os alunos nesse período. Como premissa para compreender as suas nuances e promover atividades mais próximas da realidade dos educandos, é necessário avaliar o que as estatísticas retratam sobre a Educação em tempos de Covid-19, entrelaçando com o debate da desigualdade social brasileira. Dessa maneira, o presente artigo busca investigar quais são as pesquisas realizadas antes e durante o período da pandemia, que trazem contribuições profícuas para se repensar o ensino remoto e analisar o efeito da desigualdade social na educação. A partir dos dados estatísticos compilados, foi possível obter resultados sobre a estruturação do ensino remoto brasileiro, identificar alguns de seus impactos nos educandos e professores, além de chegar à conclusão de uma possível parcela de alunos desassistidos nesse período.

Referências

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 07, n. 01, maio. 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>. Acesso em: 23 out. 2020.

ARRUDA, M. Após 5 meses sem aula presencial, MEC dará internet a aluno pobre para acessar ensino remoto. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,mec-vai-fornecer-internet-a-alunosde-baixa-renda-para-acesso-a-aulas-online,70003402691>. Acesso em: 23 out. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 30 de jun. 2020.

______. Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm>. Acesso em: 30 jun. 2020.

______. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 10 ed. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social, 2012.

______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

FERREIRA DE SOUZA, Vitor; MAGNONI JÚNIOR, Lourenço. O QUE AS ESTATÍSTICAS RETRATAM SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE COVID-19. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i3.11373. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1861. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos