O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.11176

Palavras-chave:

COVID-19, Desafios, Ensino remoto

Resumo

Este é um artigo de Revisão Sistemática cujo objetivo foi avaliar os desafios do ensino remoto em tempos da pandemia da COVID-19. Os dados foram coletados em junho de 2020 em cinco bases (LILACS, SciElo, Science Direct, BVS e PsycInfo) por meio de PRISMA. Inicialmente, foram encontrados 812 artigos, destes, 5 foram usados para a análise final. Os resultados indicam ser importante o recurso do ensino remoto e outras modalidades online neste período da pandemia da COVID-19 por garantir o distanciamento e evitar a contaminação do vírus. No entanto, apesar das vantagens, o ensino remoto ou qualquer modalidade que recorre às tecnologias exige vários desafios, desde a aquisição de meios didácticos (computador, tablet ou telemóvel conectado ao internet) e o conhecimento no manejo da plataforma. Há ainda possibilidade de adotar uma outra modalidade de ensino que combine o presencial e o sistema online (ensino híbrido). Sugere-se a criação de condições (capacitação dos professores em matéria das tecnologias de comunicação e informação; aquisição e fornecimento de telemóveis ou computador aos alunos de famílias com baixa renda ea criação de pacote de internet de acesso gratuito aos alunos.

Referências

CHIOU, P. Learning Cytology in times of pandemic: an educational institutional experience with remote teaching. Journal of the American Society of Cytopathology. doi:10.1016/j.jasc.2020.05.004

HALL, S. & BORDER, S. Online Neuroanatomy Education and Its Role During the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Lockdown. World Neurosurgery. doi:10.1016/j.wneu.2020.05.001

PEREIRA, A.J., NARDUCHI, F. & MIRANDA, M. G. Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de covid-19 nas escolas públicas. Rev. Augustus | ISSN: 1981-1896 | Rio de Janeiro | v.25 | n. 51 | p. 219-236 | jul./out. 2020. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p219

ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-191! Rev. Cient. Schola Colégio Militar de Santa Maria Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil Volume VI, Número 1, Julho 2020. ISSN 2594-7672

SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. http://revista.ufrr.br/boca, Boletim de Conjuntura (Boca) ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020. http://doi.org/10.5281/zenodo.3828085 SEYMOUR-WALSH, A. E., WEBER, A. & BELL, A. Practical approaches to pedagogically rich online tutorials in health professions education. Rural and Remote Health 2020; 20: 6045. https://doi.org/10.22605/RRH6045

SEYMOUR-WALSH, A. E., BELL, A., WEBER, A. & SMITH T. Adapting to a new reality: COVID-19 coronavirus and online education in the health professions. Rural and Remote Health 2020; 20: 6000. https://doi.org/10.22605/RRH6000

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

MARTINHO SUNDE, R. .; JÚLIO, O. A.; FARINHA NHAGUAGA, M. A. . O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i3.11176. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1860. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos