APRENDIZAGEM BASEADA NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 2, NO PERÍODO DE PANDEMIA DO COVID 19

LEARNING BASED ON THE USE OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (TDIC) IN THE TEACHING OF SPANISH FOR ELEMENTARY EDUCATION 2, IN THE PANDEMIC PERIOD OF COVID 19 ABSTRACT

Autores

  • Mariana Marcelino Silva Centro Universitário UNIDESC

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11402

Palavras-chave:

LEM espanhol, ensino base, Tecnologia na educação, COVID19

Resumo

O momento de pandemia do novo corona vírus COVID 19, que exigiu-se muito dos professores no Brasil e no Mundo, relacionando assim em questão a educação base sendo comentada neste artigo, como fundamentação de que o momento antes da pandemia, serem trabalhados o ensino híbrido por professores de língua espanhola a atuação de encaminhamento de vídeos musicais ou podcast para alunos do ensino base, materiais de plataformas dinâmicas ou aplicativos, alguns livros já possuíam indicações de sites, QRCode, vídeos, para demonstrar o tamanho da importância do aprendizado de um idioma latino próximo ao português ligado a uma tecnologia. A essas soluções vários professores em meio suas aulas voltaram ao aprendizado por aulas “Lives”, que ajudaram a lidar com estratégias de ensino e uma aprendizagem mais rápida para seus trabalhos remotos em meio a pandemia do COVID19. Um breve relato sobre minha experiência como professora em Língua Espanhola de ensino base é que os alunos tiveram uma boa aceitação dos conteúdos da maneira que foram abordados. Utilizei para reforço de planejamento a taxonomia de Bloom, que auxilia os professores a tornarem seus estudantes mais desenvolvidos dentro dos objetivos cognitivos.

Referências

BATISTA, N. R. EFDeportes.com, Revista Digital. EFDesportes, 2014. ISSN 188. Disponivel em: <http://www.efdeportes.com/>. Acesso em: 07 junho 2020.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) Linguagens, códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [S.l.]: Fundação Carlos Alberto Vanzolini, 2017.

BRASIL. LDB. http: //www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, 2019. Disponivel em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 06 junho 2020.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental., 1998.

CDMF. Difusão Educação. Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, 2015. Disponivel em: <http://cdmf.org.br/2015/01/22/trabalho-de-mestrado-estimulaeducacao-cientifica-utilizando-jogos-ludicos/>. Acesso em: 6 junho 2020.

D.O.U. ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM E ARTEFATOS DIGITAIS CENTRADOS NO PROTAGONISMO DISCENTE. Cachoeira: [s.n.], 2016.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

MARCELINO SILVA, Mariana. APRENDIZAGEM BASEADA NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 2, NO PERÍODO DE PANDEMIA DO COVID 19 : LEARNING BASED ON THE USE OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (TDIC) IN THE TEACHING OF SPANISH FOR ELEMENTARY EDUCATION 2, IN THE PANDEMIC PERIOD OF COVID 19 ABSTRACT. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i2.11402. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1854. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos