O REGISTRO COMO PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA CRECHE

THE REGISTER AS A SCHOOL EVALUATION PROPOSAL IN THE CONTEXT OF THE CHILDREN'S DAYCARE

Autores

  • Alisson da Silva Souza Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11401

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Infantil, Registros

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões sobre a importância dos relatos como estratégia de avaliação na Educação Infantil. Este estudo parte da perspectiva que a avaliação na Educação Infantil não se restringe à mensuração do desempenho das crianças, mas baseia-se em uma investigação qualitativa dos serviços que são oferecidos, isso implica toda instituição, os recursos humanos e materiais que são disponibilizados e principalmente a abordagem pedagógica utilizada, discussão defendida por Moro e Coutinho (2018). Os diários de classe são organizados de modo que permitem as professoras 2 realizar registros mensais sobre o desenvolvimento motor, social e cognitivo das crianças. Essa estratégia de trabalho permite as professoras fazer uma escrita livre das impressões que têm das crianças, e por sua vez, favorece a construção de registros personalizados, isento das padronizações tão comuns nos diários de classe O método de trabalho foi construído a partir de consultas aos diários de classe de turmas de 0 a 3 anos de uma creche da rede pública municipal de Santo Antônio de Jesus. Foi realizada a leitura dos diários de classe, nele para cada criança, são escritas observações mensais, essas anotações compreendem os meses de fevereiro a dezembro, período correspondente ao ano letivo. Após a leitura sequencial dos textos foi realizada uma comparação dos registros e notou-se que as professoras utilizam como referencial o mês anterior para escrever o mês corrente o que deixa claro que os registros funcionam como uma ferramenta de supervisão do trabalho docente. Observouse também que as observações realizadas pelas professoras funcionam como uma orientação de trabalho, pois a partir das constatações efetuadas, as professoras realizam mudanças em suas práticas e buscam desenvolver intervenções que potencializem o desenvolvimento das crianças.

Referências

MORO, C.; COUTINHO, A.S. Avaliação de contexto como processo formativo. In: Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES, v.20, n.47, p. 90-112. Espírito Santo, 2018.

PINTO, A. Cadê? Achou!: educar, cuidar e brincar na educação pedagógica da Creche: o a 3 anos e 11 meses. Curitiba: Positivo, 2018.

ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de Educação Infantil e avaliação. In: Cadernos de Pesquisa – Fundação Carlos Chagas, v.43, n.143, p. 44-75. São Paulo, 2013.

SILVA, C. V. M. da; FRANCISCHINI, R. S. O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no Brasil. In: Práxis Educacional, n. 12, p. 257-276. Bahia, 2012.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

DA SILVA SOUZA, Alisson. O REGISTRO COMO PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA CRECHE: THE REGISTER AS A SCHOOL EVALUATION PROPOSAL IN THE CONTEXT OF THE CHILDREN’S DAYCARE. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i2.11401. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1853. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos