A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMO FICA A PRÉ-ESCOLA?
TRAINING OF THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER: HOW IS IT IN PRESCHOOL?
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11396Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Física, Formação DocenteResumo
O artigo que é apresentado investigou o processo de formação do professor de educação física nos cursos de licenciatura em educação física de quatro universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro (RJ), para entender se este profissional está sendo formado, adequadamente, para atuar no pré-escolar, com crianças pequenas. Para isso, dedicou-se a; analisar os currículos das quatro Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado do Rio de Janeiro que oferecem o curso de licenciatura em educação física e identificar a existência de disciplinas nos cursos de formação das instituições de ensino superior públicas do Estado do Rio de Janeiro que contemplem, especificamente, a formação do professor de educação física para atuar com crianças pequenas. O estudo tem uma natureza qualitativa descritiva e utilizou a técnica de análise documental para captar as informações relevantes nos documentos das referidas IES. Se inspirou na análise de conteúdos para categorizar e interpretar os dados coletados. À luz dos documentos disponibilizados pelas IES conclui-se que há ausências preocupantes no processo de construção dos saberes pedagógicos e específicos do futuro professor de educação física que irá atuar com turmas de pré-escolar. Identificou-se, igualmente, a ausência de um conceito de criança e de infância assumido pelas respectivas IES.
Referências
AYOUB, E. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 4, p.53-60, 2001.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70, 1977.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2016 Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc2versao.revista.pdf> Acesso em jan/2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol. 1 e 3.
GHILARDI, R. Formação profissional em educação física: a relação teoria e prática. Motriz, Rio Claro, v.4, p 1-11, 1998.
KISHIMOTO, T.M A LDB e as instituições de educação infantil: desafios e perspectivas. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, supl.4, p.7-14, 2001.
KRAMER, S. O Papel Social da Educação Infantil. Ministério das Relações Exteriores, 1999. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000082.pdf>. Acesso em: dez/ 2016.
KUHLMANN JR., M. Educação infantil e currículo. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; PALHARES, Marina Silveira (orgs.). Educação infantil pós‐LDB: rumos e desafios. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 62).
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.
MAFFEI, W.S. Prática como componente curricular e estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v.26, n.43, p.223-244, 2014.
MOREIRA, A.F.B. Currículo, cultura e formação de professores. Educar, Curitiba, n. 17, p.39-52. 2001.
PIMENTA, S. G. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Nuances, São Paulo, v. III, p. 5-14, set. 1997.
SAYÃO, D.T. Educação Física na educação infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, Florianópolis, ano 11, n. 13, p. 221-238, nov. 1999.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VYGOTSKY, L.S. Obras Escogidas III. Madri: Visor, 1995.