ESPECIFICIDADE DA FORMA-ESCOLA E RESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES

UM DIÁLOGO COM HANNAH ARENDT

Autores

  • Thiago Miranda dos Santos Moreira a:1:{s:5:"pt_BR";s:6:"FE-USP";}
  • José Sérgio Fonseca de Carvalho FE-USP

DOI:

https://doi.org/10.26694/ca.v4i7.4447

Palavras-chave:

forma-escola; Arendt, responsabilidade docente

Resumo

No presente artigo discutimos, à luz do ensaio “A crise na educação”, os possíveis vínculos entre a especificidade da “forma-escola” e a responsabilidade docente. A responsabilidade pelo mundo é, para Hannah Arendt, um dos fundamentos da educação, atividade por meio da qual iniciamos as novas gerações em um mundo comum a todos e todas. Assim compreendido, o termo “educação” recobre desde a formação que uma criança recebe no âmbito familiar até à iniciação em práticas culturais difundidas por impregnação, como as realizadas em sociedades não escolarizadas. A fim de delimitar a discussão, optamos por abordar a problemática a partir do contexto específico da educação escolar. Partindo das observações da própria Arendt acerca dessa especificidade, ressaltamos as características da forma-escola e do modo de se exercer a responsabilidade docente quando se atua em um cenário institucional. A hipótese aqui sustentada é a de que essa vinculação, tal como sugerida por Arendt, abre caminho para uma compreensão acerca dos sentidos e das potencialidades da escola contemporânea. 

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Miranda dos Santos Moreira, T., & Fonseca de Carvalho, J. S. (2023). ESPECIFICIDADE DA FORMA-ESCOLA E RESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES: UM DIÁLOGO COM HANNAH ARENDT. Cadernos Arendt, 4(7), 37–51. https://doi.org/10.26694/ca.v4i7.4447