ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: UMA NECESSIDADE EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Alfabetização ecológica, Alfabetização e Letramento.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a alfabetização ecológica como uma forma de promover o processo educativo ambiental no seio escolar, considerando que o referido processo pode ser uma janela criativa tanto para o estabelecimento de uma boa relação com o meio ambiente a partir da infância, como também o desenvolvimento da alfabetização e letramento a partir de questões ambientais, bem como uma importante forma de conscientização ética na relação das novas gerações com o meio ambiente. O referido estudo trata-se de um relato de experiência relacionado com estudo bibliográficos, com abordagem qualitativa. Assim, neste construto, seguimos como base teórica as produções de Kleiman (1995), Friedmann (1996) e Morais (2007). Destacamos ainda que a pesquisa aqui exposta, ocorreu no contexto formativo docente, proporcionado pelo Programa Residência Pedagógica (CAPES) em uma escola municipal, localizada na cidade de Picos- PI. Dentre as aprendizagens e reflexões realizadas, constatamos a importância e a necessidade de ampliar o trabalho de Alfabetização ecológica junto às crianças, um caminho pedagógico, capaz de potencializar o respeito e a valorização do meio ambiente, algo possível desde a tenra infância.

 

Biografia do Autor

Ana Gabriele de Moura Rodrigues, Universidade Federal do Piauí, UFPI

 

 

 

Vívian Raquel dos Santos Lima, Universidade Federal do Piauí, UFPI

 

 

 

Maria da Conceição Rodrigues Martins, Universidade Federal do Piauí, UFPI

 

 

 

 

Nilda Masciel Neiva Gonçalves, Universidade Federal do Piauí, UFPI

 

 

 

Downloads

Publicado

2022-12-20