Sobre a Revista

Instruções  para submissão

A submissão deve ser feita pelo sistema: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis com seu login e senha. Para submeter o texto todos os autores deverão estar inscritos na Revista Prevenção de Infecção e Saúde e todas as informações devem ser preenchidas corretamente nos metadados de submissão.

 Acolhemos manuscritos que abordam a pesquisa, epidemiologia e clínica das doenças infecciosas, com a intenção de ser uma fonte confiável tanto para acadêmicos quanto para profissionais da saúde de todo o mundo.

Publicamos manuscritos nas categorias: artigos originais, revisões e relatos de casos clínicos, que atendam as normas de publicação da REPIS, enfatizando a importância de uma linguagem clara e acessível para garantir a aplicabilidade dos conhecimentos na pratica clinica.

Alinhamento aos principios éticos internacionais 

A REPIS segue as Recomendações para a Condução, Relatório, Edição e Publicação de Trabalhos Acadêmicos em Revistas Médicas do ICMJE e as diretrizes éticas do COPE. Para pesquisas com humanos, exige-se aprovação de um Comitê de Ética e envio do protocolo.

Estudos conduzidos fora do Brasil devem seguir os princípios éticos da Declaração de Helsinque.

Pesquisas com animais precisam de aprovação ética e seguir as normas do Guide for the Care and Use of Laboratory Animals e do COBEA.

A REPIS usa a plataforma Turnitin para detectar plágio, autoplágio e similaridade elevada.

Fontes de indexação

 

 

POLÍTICA EDITORIAL

Avaliação pelos pares

Pré-avaliação:

Imediatamente após a submissão, o editor gerente / chefe realiza uma verificação técnica para avaliar a adequação geral do manuscrito ao escopo do periódico, aderência a padrões éticos e de qualidade, e rigor necessário para prosseguir para a avaliação detalhada.

Revisão por Pares:

Após as verificações iniciais, o manuscrito é enviado a pelo menos dois especialistas independentes para revisão, no modelo de revisão as cega. Comentários dos revisores são confidenciais, a menos que haja acordo expresso para divulgação.

A REPIS adota dois sistemas de avaliação:

  1. Artigos publicados em repositórios de de Pré-print: é adotado revisão aberta, onde os avaliadores conhecem os autores.
  2. Artigos Tradicionais: Avaliação dupla-cega, garantindo anonimato entre autores e revisores, conforme as normas da revista para integridade ética.

Dessa forma, manuscritos que foram disponibilizados em repositórios de pre-print serão analisados pelo sistema de “open-peer review”. Nesse sistema, avaliadores terão acesso aos nomes dos autores, fornecendo maior transparência ao processo.

É necessário informar na Cover Letter, bem como em “comentários ao editor” que se trata de um manuscrito hospedado em repositório de pré-print, bem como o DOI da submissão ao pre-print.

Manuscritos de membros do corpo editorial da revista necessariamente só serão analisados mediante esse mecanismo para garantir integridade ética.

Decisões editoriais possíveis

  • Rejeitar imediatamente (antes da revisão por pares): Quando o texto não possui originalidade cientifica o suficiente para ser enviado aos revisores ou quando não se encaixa no escopo da revista.
  • Menores revisões: O manuscrito precisa de poucas mudanças, que levam pouco tempo (entre 5 e 10 dias) e envolvem menos da metade das seções do manuscrito;
  • Maiores revisões: O manuscrito precisa de muitas mudanças, que levam muito tempo (entre 11 e 20 dias) e envolvem 75% das seções do manuscrito; Nesse caso não são necessárias mudanças significativas no método e resultados, ou seja não é necessário refazer tabelas por completo ou refazer experimentos e testes estatísticos.
  • Rejeitar e resubmeter: O manuscrito precisa de muitas mudanças, sobretudo mudanças significativas no método e resultados, ou seja, é necessário refazer tabelas por completo ou refazer experimentos e testes estatísticos. Essas mudanças levariam mais de um mês, mas o manuscrito é interessante para a REPIS.
  • Rejeitar: Após a revisão por pares, os revisores apontaram não existir originalidade ou existir equívocos significativos que não serão superados por revisões.  

Recursos contra uma decisão

Os autores podem recorrer de decisões editoriais enviando um e-mail ao Escritório Editorial da REPIS, desde que o manuscrito tenha passado por pelo menos uma rodada de revisão por pares. O recurso deve conter uma justificativa detalhada, incluindo respostas aos comentários dos revisores ou do Editor. O Editor-Chefe encaminha o manuscrito a um Editor Associado e a um membro do Conselho Editorial para análise. A decisão de rejeição após este processo é final.

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Ética e Más Condutas:

A REPIS adota as diretrizes éticas do COPE e segue o fluxograma fornecido pelo comitê para avaliar casos de má conduta. A depender da decisão do Conselho Editorial, as medidas podem incluir embargo, suspensão de publicação ou retratação do manuscrito. Os autores são informados de cada etapa e da decisão final.

Compartilhamento de Dados e Reprodutibilidade: A REPIS incentiva os autores a disponibilizarem dados e materiais de apoio, seguindo padrões internacionais de reprodutibilidade e transparência científica. É recomendado que dados de pesquisa—como relatórios, softwares, códigos e metodologias—sejam depositados em repositórios públicos de dados. Preferencialmente, deve-se utilizar repositórios gratuitos e internacionalmente reconhecidos para garantir o acesso amplo e facilitado aos dados.

Política sobre Conflito de Interesses:

Todos os autores, revisores e editores devem declarar potenciais conflitos de interesse, incluindo financeiros, acadêmicos ou pessoais. Conflitos não impedem a publicação, mas precisam ser revelados durante a submissão do manuscrito.

Direitos Autorais:

Autores da REPIS mantêm os direitos autorais de seus trabalhos sob a licença Creative Commons CC-BY (4.0), permitindo reutilização e distribuição desde que a obra original seja devidamente citada. A revista detém o direito de primeira publicação.

Propriedade Intelectual e Termos de Uso:

Todo o conteúdo da REPIS é licenciado sob Creative Commons Attribution. A revista incentiva os autores a autoarquivarem seus manuscritos aceitos em suas redes sociais, desde que incluam a citação completa da versão publicada no site da revista.

Discussões e Correções Pós-publicação: A REPIS aceita discussões, cartas ao editor, críticas e correções após a publicação. A revista dispõe de mecanismos para erratas, retratações ou expressões de preocupação, que são avaliadas pelo conselho diretor. As correções necessárias são tratadas de maneira que garanta a resposta dos autores quando necessário.

Periodicidade

Desde janeiro de 2018 a revista passou a adotar o sistema de publicação continuada (rolling pass).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Taxas de processamento

A REPIS não cobra taxa de submissão ou processamento do manuscrito. No entanto, o layout e tradução do manuscrito é providenciado por empresas terceirizadas indicadas pela REPIS.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Edições Anteriores 

As publicações de 2015 até 2021 estão hospedadas no site antigo, para ter acesso clique aqui.

Textos altamente citados (2023):

Titulo

Quantidade de citações

Ano de publicação

RESISTÊNCIA BACTERIANA À ANTIBIÓTICOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA

33

2018

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO HUMANIZADO

33

2018

COVID-19: ORIGIN, PATHOGENESIS, TRANSMISSION, CLINICAL ASPECTS AND CURRENT THERAPEUTIC STRATEGIES

20

2020

COVID-19: ANALYSIS OF CONFIRMED CASES IN TERESINA, PIAUI, BRAZIL

20

2020

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À GESTANTE DE ALTO RISCO SOB A VISÃO DO PROFISSIONAL

18

2018

HOW CAN COVID-19 PANDEMIC AFFECT MEN'S HEALTH? A SOCIOHISTORIC ANALYSIS

18

2020

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE TUBERCULOSE NO ESTADO DO MARANHÃO NOS ANOS DE 2012 A 2016

15

2018

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE TUBERCULOSE EM PACIENTES PORTADORES DE HIV

15

2018