As identidades negras no discurso curricular da universidade

Auteurs

  • Jardson Barrinha dos Santos UESPI
  • Emanuel Calebe Araújo Silva

Résumé

O presente estudo ocorreu na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com estudantes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) ocupou-se em verificar os impactos do processo de colonização do poder-saber-ser na construção de identidades negras. Foi um estudo qualitativo (MINAYO, 1994) de tipo estudo de caso (GOLDENBERG, 2004) cuja técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada (MINAYO, 2006). A análise de dados ocorreu mediante análise de conteúdo (MINAYO, 1994). O estudo possibilitou compreender os impactos de currículos decoloniais no processo de construção de identidades negras. Em suma, os discursos coloniais precisam abrir espaço para debates decoloniais amplificadores dos debates.

 

Fichiers supplémentaires

Publiée

2021-07-25

Comment citer

Barrinha dos Santos, J., & Araújo Silva, E. C. . (2021). As identidades negras no discurso curricular da universidade. Revista Zabelê, 2(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/3703