Perspectivas contra-hegemônicas da construção e tranmissão cultural do conhecimento

reflexões antropológicas

Autores/as

Palabras clave:

Transmissão do conhecimento; Construção cultural do conhecimento; Antropologia da Educação

Resumen

O presente artigo reflete sobre a construção e a transmissão cultural do conhecimento a partir de uma revisão bibliográfica da questão para uma perspectiva mais plural, que favorece o reconhecimento das implicações metodológicas, políticas, sociais e simbólica no construir e transmitir conhecimento. Ingold (2018), Baniwa (2019), Lave (2015) e Fernandes (2004), em sentido microcentrado e plural, problematizam as hegemonias culturais que podem acabar por invisibilizar outras formas de se produzir e transmitir conhecimento. Esses autores apresentam noções de conhecimento tradicional produzido a partir das práticas locais; da necessidade de uma Antropologia Indígena; da aprendizagem como/na prática; e dos grupos infantis como transmissões de cultura e folclore. O trabalho objetiva apresentar caminhos possíveis a partir de tal leitura, que problematizem os sistemas formais de ensino e suas exclusões, os marcadores sociais que podem afetar as transmissões de conhecimento, a necessidade de revisão dos currículos e das produções de conhecimento no campo acadêmico e a necessidade de se descortinar as implicações políticas das diversas formas de transmissão e construção cultural do conhecimento.

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Publicado

2023-03-03

Cómo citar

MEDEIROS DE FREITAS SOUSA, Ângelo Gabriel. Perspectivas contra-hegemônicas da construção e tranmissão cultural do conhecimento: reflexões antropológicas. Revista Zabelê, Teresina, Brasil, v. 3, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/3906. Acesso em: 5 nov. 2024.

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