Insubmissos modos do fazer etnográficos de Zora Neale Hurston

Authors

  • Steffane Santos UFMG
  • Rafaela Rodrigues de Paula UFMG

Keywords:

Zora Neale Hurston, Antropologia, Etnografia, Espitemicídio

Abstract

Zora Neale Hurston é uma antropóloga pioneira e insubmissa. Seus escritos trazem consigo modos de fazer antropologia subversivos. É neste sentido que o trabalho em tela objetiva discutir sua trajetória, seus modos de fazer etnográficos a partir da obra Olualê Kossola: As palavras o último homem negro escravizado (2021) e também explorar o fazer antropológico enquanto corpos negros que produzem no cerne da antropologia e que são locutoras da presente exposição. Explorando a dimensão subjetiva e experiencial e aspectos etnográficos. Retomar o legado silenciado de Zora Hurston é traçar pontes de sobrevivência aos nomes racializados e genderizados que formam a disciplina antropológicas. 

Author Biographies

Steffane Santos, UFMG

Mestranda em Antropologia Social (UFMG) e Bacharela em Ciências Sociais  (UFMG).  Constrói o Coletivo Retomadas Epistemológicas, coletivo anti-epistemicídio que se articula objetivando a retomada de saberes contra hegemônicos. Atuou profissionalmente junto ao Patrimônio Cultural e Imaterial. Possui interesse nas áreas de estudos de raça, gênero, produção epistêmica e movimento hip-hop.

Rafaela Rodrigues de Paula, UFMG

Mestranda em Antropologia Social no Programa de Pós Graduação em Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais (PPGAn-UFMG), graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) na mesma universidade. Integrante do projeto de ensino Percurso Discente Universitário (PDU) desenvolvido pelo GIZ- Diretoria de Inovação de Metodologias de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG. Possui interesse nas áreas de Gênero, Raça e Educação, desenvolvendo pesquisa com esses marcadores nas trajetórias de trabalhadoras domésticas negras.

Published

2024-02-19

How to Cite

SANTOS, Steffane; DE PAULA, Rafaela Rodrigues. Insubmissos modos do fazer etnográficos de Zora Neale Hurston . Revista Zabelê, Teresina, Brasil, v. 4, n. 2, p. 40–53, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/4993. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.