ENSINAR GEOGRAFIA COM MÚSICA: REFLETINDO AS POSSIBILIDADES DE AMPLIAR APRENDIZAGENS NO ENSINO MÉDIO
Palabras clave:
Música; Geografia; Ensino Médio.Resumen
O ensaio objetiva refletir as potencialidades didáticas da linguagem musical para o ensino de Geografia. Na reflexão, apresenta-se o amparo teórico voltado ao desenvolvimento da linguagem musical, bem como possíveis encaminhamentos de atividades didáticas com música. O aporte teórico tem o objetivo de conferir lastro às práticas de ensino, estando amparado nos estudos de Oliveira & Holgado (2016), Loureiro (2003a, 2003b), Crozat (2016), dentre outros. Os encaminhamentos didáticos com música, dispostos em sequenciamento pedagógico, consideram o desafio de posicionar o trabalho docente dialógico frente aos desafios dispostos ao ensino-aprendizagem proativo, tendo como ponto de partida os estudos do Lugar. Destacam-se três atividades orientadas ao segundo ano do Ensino Médio, que visam à introdução aos estudos/reflexões pertinentes à globalização, refletida a partir da realidade do Lugar. O aporte das atividades na linguagem musical nos demonstrou, nos trabalhos de pesquisa, o exímio recurso didático tendo em vista as múltiplas ligações/aproximações com os jovens em suas atividades cotidianas, pelas vinculações de signos e de atualização perceptiva do mundo vivido, dentre outras. Por fim, convida-se ao conjunto de reflexões que tendem a contribuir fundamentando e inspirando o trabalho docente com a atividade musical e, sem pretensão de apresentar mais uma receita pronta, à construção de alternativas à superação do ensino tradicional. Uma alternativa que incida no trabalho docente ao ensinar Geografia e que signifique contribuir para a construção da cidadania aos jovens estudantes.