MAQUETE E CARTILHA EDUCATIVA COMO MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Hullysses Sabino

Palavras-chave:

Modelagem. Experiência em sala. Ensino Dialógico.

Resumo

O ato de ensinar é um desafio enfrentado rotineiramente pelos professores para compartilhar informações e saberes com os alunos. Esse desafio se torna maior quando o professor ministra aula em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possui alunos que voltam a lutar para concluir uma etapa educacional. Ademais, grande parte dos professores de escola pública não possui acesso a infraestrutura, recursos tecnológicos e financeiros que possibilitam ampliar a quantidade de atividades didáticas e modelos de ensino-aprendizagem em sala. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo descrever o uso de maquete e cartilha educativa como ferramentas didáticas acessíveis para aulas de Geografia em uma turma EJA do Ensino Fundamental II de um colégio público de Niterói (Rio de Janeiro, Brasil). Nesse trabalho, o processo de confecção e uso das maquetes e cartilhas foram apresentados, assim como o retorno informado pelos alunos diante desses recursos didáticos não convencionais. O uso desses materiais didáticos resultou em uma postura mais interessada, comunicativa e construtiva dos estudantes em sala de aula, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais participativo e dialógico.

Downloads

Publicado

2025-11-13

Edição

Seção

Artigos