O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDOSO E A INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA: UM ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE APLICATIVOS
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, Propaganda, Idoso, AplicativoResumo
Diante da crescente representatividade do idoso no mercado consumidor, este trabalho tem o objetivo de analisar o comportamento de consumo de aplicativos por parte do público idoso, considerando a possível influência da propaganda. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa qualitativa exploratória com levantamento de dados, por meio de entrevistas em profundidade com consumidores idosos na cidade de Fortaleza. Posteriormente, foi feita análise de conteúdo por meio da categorização com base nas etapas de consumo de novos produtos sugeridas por Kotler (2007). Os principais resultados da pesquisa de campo indicam que o idoso está inserido no cotidiano de consumo da atual sociedade, na qual a tecnologia da informação e comunicação (TIC) está amplamente difundida. Identificou-se, ainda, que a propaganda assume um papel relevante para o público idoso, tornando-se adequado sugerir aos profissionais de marketing seguir uma adequação da comunicação com a nova pirâmide etária brasileira. Para tanto, dedicar atenção necessária à forma de representar o idoso na propaganda assume grande relevância para uma melhor compreensão do comportamento desse grupo de consumidores.