MODERNIDADE E PENSAMENTO FRACO: A SUPERAÇÃO DA METAFÍSICA A PARTIR DA VERWINDUNG NA FILOSOFIA DE GIANNI VATTIMO

Autores

  • Douglas William Ferreira UFJF

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v12i27.12278

Palavras-chave:

Verwindung, Ontologia da atualidade, Enfraquecimento, Metafísica

Resumo

Nesse artigo buscamos compreender a superação do pensamento moderno a partir do pensamento fraco na filosofia de Gianni Vattimo. Como reflexão acerca desse processo de enfraquecimento partimos da ideia de progresso e sua conotação metafísica. Na ideia de progresso encontra-se subentendida a vontade de domínio do ser humano sobre o desenvolvimento da história, do desenvolvimento científico e tecnológico. Metafisicamente  o progresso é a valorização daquilo que está mais à frente, ou seja, mais próximo do fim do processo, como se pudesse alcançar o coroamento de todo desenvolvimento histórico, científico e filosófico. Essa pretensa sensação de evolução foi responsável, na modernidade, pelas tantas atrocidades cometidas pelo ser humano em nome da civilização e do conhecimento, exemplo temos com o colonialismo europeu. Frente a isso, Vattimo, pautado em Heidegger, propõe uma superação da metafísica, uma Verwindung, que põe a descoberto o fato de que mesmo que o ser humano disponha de instrumentos para realizar de certa maneira seu desejo de domínio da natureza ele, contudo, não tem em seu poder a verdade do mundo e das coisas. A Verwindung aponta para uma aceitação de que a decadência é nossa constituição, no sentido de que enquanto seres humanos somos limitados, incapazes de um domínio total da realidade.

Referências

CARNAP, Rudolf. Superação da metafísica pela análise lógica da linguagem. Cadernos de filosofia alemã. São Paulo, v. 21 nº2, jul-dez 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/issue/view/9274 Acesso em: 02 abr. 2019.

DOTOLO, Carmelo.The hermeneutics of Christianity and Philosophical Responsability. In: ZABALA, Santiago. Weakening Philosophy: Essays in Honour of Gianni Vattimo. London: McGill-Queen’s University Press, 2007. p. 348- 368.

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna, Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Loyola, 1992.

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008.

______. Que é metafísica? São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção os pensadores).

HUME, David. Investigação acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1992.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

OÑATE, Teresa. The Rights of God in Hermeneutical Postmodernity. In: ZABALA, Santiago. Weakening Philosophy: Essays in Honour of Gianni Vattimo. London: McGill-Queen’s University Press, 2007. p. 369 – 386.

PECORARO, Rossano. Niilismo e (pós) modernidade: introdução ao ‘pensamento fraco’ de Gianni Vattimo. Rio de Janeiro: Ed. PUC- Rio: São Paulo: Loyola, 2005.

PIEPER, Frederico. Ontologia, teologia e metafísica no projeto transcendental de Martin Heidegger. Tese de doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-21102014-185834/publico/2013_FredericoPieperPires_VOrig.pdf. Acesso em 01 set 2019.

______. O ‘retorno’ da religião e secularização na pós-modernidade in: Religião: olhares. Curitiba: CRV,2016.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

VATTIMO, Gianni. Adeus à verdade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

______. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio d’Água, 1992.

______. As aventuras da diferença: o que significa pensar depois de Nietzsche

e Heidegger. Lisboa: Edições 70, 1988.

______. Diálogo com Nietzsche: Ensaios 1961-2000.São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. Ética de la interpretación. Barcelona: Paidós, 1991.

______. Introdução a Heidegger. Lisboa: Edições 70, 1989.

______. O fim da modernidade, niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

______. O sujeito e a máscara. Petropólis: Vozes, 2017.

______; DERRIDA, Jacques (Org.). A religião: o seminário de Capri. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

______; RORTY, R. O Futuro da Religião – solidariedade, caridade e ironia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2006.

Downloads

Publicado

21-01-2022

Como Citar

FERREIRA , Douglas William. MODERNIDADE E PENSAMENTO FRACO: A SUPERAÇÃO DA METAFÍSICA A PARTIR DA VERWINDUNG NA FILOSOFIA DE GIANNI VATTIMO. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 79–91, 2022. DOI: 10.26694/pensando.v12i27.12278. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3563. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS/VARIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.