PRAGMATISMO E EPISTEMOLOGIA: A PERSPECTIVA NATURALISTA-INSTRUMENTALISTA DE DEWEY

Autores

  • Darcísio Natal Muraro UEL

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v10i20.8686

Palavras-chave:

Epistemologia, Lógica, Experiência, Dewey, Naturalismo, Instrumentalismo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o problema epistemológico na obra de Dewey. Abordaremos a crítica aos pressupostos da epistemologia tradicional e sua tentativa de reconstruir uma posição distinta por meio da lógica da investigação. O estudo de caráter filosófico, qualitativo na análise de conceito envolvendo o campo do conhecimento, mostra que este pensador tomou posição crítica diante do que chamou de epistemologia, termo que designa o conjunto de filosofias construídas sobre dualismos como sujeito e objeto, teoria e prática, mente e corpo, espírito e matéria. Tais dualismos surgem da divisão social de classes e servem para a sustentação delas, impedindo a liberdade de criação e comunicação da experiência. Contrapondo-se a este entendimento de epistemologia, Dewey argumenta pela necessidade da lógica como investigação da investigação, ou conhecimento do conhecimento. A contribuição da lógica filosófica da investigação, sua versão da epistemologia, é a de analisar os processos de investigação para abstrair as leis da experiência reflexiva e reorientar o trabalho da filosofia em todas as áreas, inclusive nessa mesma, a lógica. Dewey depreende uma lógica da investigação como processo voltado para a continuidade da vida. O pensamento parte de uma situação indeterminada e culmina na transformação dessa situação por meio de etapas intermediárias de observação, reflexão e ação inteligentemente orientada. A lógica da investigação tem por base a matriz biológica-cultural. Assim, Dewey desenvolve a lógica da experiência que atinge as mais diversas dimensões como a moral, a política e a educação.

Referências

DEWEY, John. A arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. Como pensamos como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição.Tradução: Haydée Camargo Campos. 4ª ed. São Paulo: Nacional, 1979a. Atualidades pedagógicas; vol. 2. 292 p.

______. Democracia e educação. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979b. Atualidades pedagógicas; vol. 21. 416p.

______. Essays in experimental logic. New York: Dover publications, 1953. 444p.

______. Experience and nature. New York: Dover Publications, Inc., 1958. 443p.

______. Experience, knowledge and value. In: Schilpp, Paul A. (Editor) The Philosophy of John Dewey, Chicago: Northwestern University, 1939. p. 49-73.

______. Logic. The theory of inquiry. New York: Henry Hold and Company, 1960. 546p.

______. Reconstrução em filosofia. Tradução: Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Nacional. 1959a.

______. Reconstruction in philosophy. New York: The New American Library, 1954.

______. The public and its problems. 12a. ed. Ohio: Ohio University Press, 1991. 236 p.

______. The quest for certainty: a study of the relation of knowledge and action. 12 ed., New York: Minton, Balch & Company, 1929. 318 p.

JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. 7a. Ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1992.

RATNER, Joseph. Dewey`s conception of philosophy. In: Schilpp, Paul A. (Editor) The Philosophy of John Dewey, Chicago: Northwestern University, 1939. p. 49-73.

RUNES, Dagobert D. The Dictionary of Philosophy. London: Vision Press / Peter Owen, 1951.

Downloads

Publicado

28-12-2019

Como Citar

NATAL MURARO, Darcísio. PRAGMATISMO E EPISTEMOLOGIA: A PERSPECTIVA NATURALISTA-INSTRUMENTALISTA DE DEWEY. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 42–57, 2019. DOI: 10.26694/pensando.v10i20.8686. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3482. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS/VARIA

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.