Entre função pública e benefício privado
a atuação de Miguel Borges na seca no Piauí (1877-1879)
DOI:
https://doi.org/10.26694/rec.v15i1.9442Keywords:
História, Piauí, Seca, Comissão de Socorros, Miguel BorgesAbstract
O artigo analisa como a gestão dos socorros públicos no Piauí, durante a seca de 18771879, favoreceu membros da elite local, utilizando como estudo de caso a trajetória de Miguel Borges. A metodologia fundamenta-se em fontes hemerográficas — com destaque para os jornais A Imprensa: Periódico Político e A Época: Órgão Conservador, consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional — e em documentos manuscritos da Comissão de Socorros Públicos (ofícios, relatórios e correspondências com a Presidência da Província), localizados no Arquivo Público do Estado do Piauí. O diálogo historiográfico baseia-se nos estudos sobre a seca de Araújo (1991), Silva (2023) e Gonçalves (2022), além das reflexões teóricas de Revel (1998) sobre a microanálise e jogos de escalas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Francisco Gleison da Costa Monteiro, Kátia de Araújo Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo publicado pela Revista Contraponto está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição–Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).
Essa licença permite o compartilhamento, a reprodução, a distribuição e a adaptação dos trabalhos publicados, desde que seja devidamente atribuída a autoria e indicada a publicação original nesta revista. É vedada a utilização do conteúdo para fins comerciais.
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação, comprometendo-se a respeitar as condições estabelecidas na referida licença.