Sobre a Revista

Foco e Escopo

Cadernos de Políticas Públicas é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui natureza acadêmica e se destina à publicação de trabalhos sobre assuntos atuais e relevantes no âmbito do Serviço Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares. Estudos que versem sobre Educação, Saúde, Trabalho, Direitos Humanos, Gênero, Etnia, Família, Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Gestão Pública, Governança Pública, Política Social, Ciência Social, Seguridade Social, Movimentos Sociais, Orçamento e Fundo Público, Controle Social, desde que relacionados aos eixos 1) Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais e 2) Cultura, Identidade e Processos Sociais, são bem-vindos.

1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida a sua reprodução, total ou parcial, desde que sejam consignados os créditos à fonte.

2) Os trabalhos submetidos a Cadernos de Políticas Públicas (CPP) devem ser inéditos, não sendo permitida a sua submissão simultânea em outro periódico. 

3) São aceitos artigos redigidos em Português e Inglês. 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos originais serão submetidos inicialmente à apreciação dos membros do Conselho Editorial da revista e, após análise prévia, encaminhados para os pareceristas “ad hoc”, de acordo com a especificidade do tema e da especialização do membro. Os trabalhos serão enviados para avaliação dupla sem a identificação dos autores (double blind peer review).

Mediante a realização das avaliações, os autores dos trabalhos submetidos receberão uma notificação de Decisão Editorial, a qual pode ser ACEITAR, RECUSAR ou CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS, neste caso quando o manuscrito original é devolvido aos autores para que estes promovam as sugestões de alterações.

As resenhas, os casos de ensino e  os relatos de experiência serão definidos de acordo com a atualidade e a importância da produção conforme o perfil editorial de Cadernos de Políticas Públicas (CPP).

 

Periodicidade

Cadernos de Políticas Públicas (CPP) tem periodicidade semestral (publicação da edição nos meses de junho e dezembro de cada ano).

 

Política de Acesso Livre

Cadernos de Políticas Públicas (CPP) oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, contribuindo para a democratização do conhecimento em todos os espaços e tempos.

 

Política de ética em publicação e plágio

Cadernos de Políticas Públicas (CPP) se reserva o direito de adotar sistemas para detectar plágio em submissões, seja de forma rotineira ou quando as suspeitas são identificadas. Os editores tomarão as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos no qual ocorra má conduta de pesquisa, violações éticas, plágio, manipulação de citações, falsificação, criação de dados, discriminação, etc. As denúncias que chegarem ao conhecimento dos editores e dos avaliadores serão levadas ao Conselho Editorial, o qual decidirá sobre as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento às instâncias superiores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), se necessário for.

 

ORCID (Open Researcher and Contributor ID)

Considerando a importância de identificar com maior precisão os autores, Cadernos de Políticas Públicas (CPP) solicita que os autores incluam o ORCID em seus metadados no momento da submissão dos manuscritos. O ORCID personaliza o pesquisador, evitando eventuais problemas com ambiguidades nas entradas e nas grafias de mesmo nome. Outra importante característica é que o ORCID é irrestrito e possibilita o intercâmbio de metadados. Neste particular, utilizando um ORCID ID, os pesquisadores são conectados com as suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e afiliações, entre outros aspectos.

O registro ORCID pode ser obtido gratuitamente por meio do site http://orcid.org.

 

Copyright

Os autores dos artigos detêm os direitos autorais. Os direitos de reprodução são concedidos ao periódico mediante a assinatura de um termo de cessão destes direitos sobre o artigo a ser publicado em Cadernos de Políticas Públicas (CPP).

Os documentos e materiais disponibilizados pelos autores para acesso público devem observar os dispositivos da Lei n. 9610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação brasileira sobre direitos autorais e dá outras providências sobre o assunto.

 

Politica de taxas para submissão e processamento de artigos (APCs)

Cadernos de Políticas Públicas (CPP) não cobra taxas para publicação e processamento dos artigos.