ESPECIFICIDADE DA FORMA-ESCOLA E RESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES
UM DIÁLOGO COM HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.26694/ca.v4i7.4447Palavras-chave:
forma-escola; Arendt, responsabilidade docenteResumo
No presente artigo discutimos, à luz do ensaio “A crise na educação”, os possíveis vínculos entre a especificidade da “forma-escola” e a responsabilidade docente. A responsabilidade pelo mundo é, para Hannah Arendt, um dos fundamentos da educação, atividade por meio da qual iniciamos as novas gerações em um mundo comum a todos e todas. Assim compreendido, o termo “educação” recobre desde a formação que uma criança recebe no âmbito familiar até à iniciação em práticas culturais difundidas por impregnação, como as realizadas em sociedades não escolarizadas. A fim de delimitar a discussão, optamos por abordar a problemática a partir do contexto específico da educação escolar. Partindo das observações da própria Arendt acerca dessa especificidade, ressaltamos as características da forma-escola e do modo de se exercer a responsabilidade docente quando se atua em um cenário institucional. A hipótese aqui sustentada é a de que essa vinculação, tal como sugerida por Arendt, abre caminho para uma compreensão acerca dos sentidos e das potencialidades da escola contemporânea.