AGONIA DE EROS

Contenu principal de l'article

Bruno Cesar Costa Ribeiro Mira

Résumé

Em Agonia do Eros, o filósofo sul coreano, Byung Chul-Han, autor dos ensaios: sociedade do cansaço, sociedade da transparência, topologia da violência, no enxame, busca analisar as relações afetivas na contemporaneidade. A erotização desfalece frente ao igual, sendo que Eros procura aquele que difere do que somos, porém na atualidade, afirma o autor, o diferente perde para o inferno do igual. Para explicar sua tese o autor faz sua análise no rastro de pensadores como: Michel Foucault, Jean Baudrillard, Emmanuel Levinas, George Bataille, Maurice Blanchot, dentre outros.

Details de l'article

Rubrique
RESENHAS
Biographie de l'auteur

Bruno Cesar Costa Ribeiro Mira, IFTM

Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) campus Uberaba-MG e também é graduado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL) e possui Pós-Graduação lato sensu em: Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos – PROEJA (IFTM) campus Uberaba-MG. Atualmente é Mestrando em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Campus Uberaba-MG.

Références

BATAILLE, George. Erotismo. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BAUMAN, Zygmund. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BAUMAN, Zygmund. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

DELEUZE, Gilles. DUNNKER, Christian. Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano. São Paulo: Ubu editora, 2017.

PRECIATO, Paul B. Texto junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

SIBILIA, Paulo. O show do Eu – a intimidade como espetáculo. 2.ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.Conversações 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 2008.