ALIENAÇÃO DA TÉCNICA NA FILOSOFIA DE MAYZ VALLENILLA

Contenu principal de l'article

Carlos Javier Lozada Villegas

Résumé

Neste ensaio, gostaria de esclarecer, por meio da filosofia de Mayz Vallenilla, a estreita relação que existe entre técnica e alienação, como uma filosofia da técnica que se preocupa com o comportamento do homem, portanto, com sua alienação. Como resultado, este ensaio será dividido em três partes: na primeira seção, será desenvolvido um diálogo entre um historiador e um sociólogo, para construir uma breve história da técnica; na segunda seção apresentarei um diálogo sobre o conceito de alienação entre Marx e Heidegger a partir do pensamento do filósofo venezuelano Mayz Vallenilla e na última seção apresentarei a conexão entre ética e meta-técnica como alternativa atraente à alienação técnica.

Details de l'article

Rubrique
DOSSIÊ
Biographie de l'auteur

Carlos Javier Lozada Villegas, UFPI

Professor Instrutor Tempo Integral vinculado ao Departamento de Ciências Sociais do Centro Universitário “Rafael Rangel” da Universidade dos Andes em Trujillo Venezuela. Mestrando em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL-UFPI), cursando Mestrado em Filosofia. Formado em Filosofia pela Universidade Central da Venezuela e Mestre em Literatura Latino-americana pela Universidade dos Andes.

Références

BONILLA, Luís (1975). Breve Historia de la Técnica y del Trabajo. Madrid España: Ediciones ISTMO.

RIBEIRO, Darcy (1970). El Proceso Civilizatorio. Caracas Venezuela: Ediciones de la Biblioteca-UCV.

MAYZ, Ernesto (1990). Fundamentos de la Meta-técnica. Caracas Venezuela: Monte Ávila Editores.

MAYZ, Ernesto (1993). Del Hombre y su alienación (1976) en: El Sueño del Futuro. Caracas Venezuela: Equinoccio USB.

VALLOTA, Alfredo (2004). Ernesto Mayz Vallenilla UN PENSADOR DE LATINOAMÉRICA PARA EL SIGLO XXI. Caracas Venezuela: Archivo Mayz Vallenilla en: http://www.bib.usb.ve/ArchivoMayz