EDUCAÇÃO E REMIÇÃO DE PENA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA CADEIA PÚBLICA DE CAMPO MOURÃO - PARANÁ

Autores

  • Michele Golam dos Reis Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5720

Palavras-chave:

Educação Prisional; Pedagogia; Remição de pena

Resumo

O presente artigo objetiva destacar as atividades pedagógicas realizadas na Cadeia Pública de Campo Mourão-PR e a importância do judiciário na remição de pena. A pesquisa, utiliza a abordagem de relato de experiência e revisão bibliográfica, enfatiza que a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e exerce uma função crucial na ressocialização. Contrariando a associação convencional da educação com ambientes escolares, este artigo amplia a compreensão ao demonstrar sua relevância no sistema prisional. O texto está organizado de maneira a abordar o pedagogo na educação não formal; a importância da atuação do pedagogo no sistema prisional, as atividades educacionais realizadas na unidade prisional de Campo Mourão-PR, e por fim, o papel do judiciário diante a remição de pena. Utilizamos os estudos de Paulo Freire (1987), Libâneo (1999) entre outros para discussão proposta.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

GOLAM DOS REIS, M. EDUCAÇÃO E REMIÇÃO DE PENA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA CADEIA PÚBLICA DE CAMPO MOURÃO - PARANÁ. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1 - 19, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5720. Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5720. Acesso em: 21 maio. 2024.