O RECONHECIMENTO DA PEDAGOGIA JURÍDICA COMO CAMPO LEGITIMO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5505

Palavras-chave:

Pedagogia, Pedagogos, Pedagogia Jurídica, Tribunais de Justiça, Produção Teórica

Resumo

Nos últimos anos a complexificação da sociedade vem demandando à pedagogia novas frentes de trabalho. Entre as possibilidades de atuação em espaços não-escolares, a pedagogia jurídica tem ganhado notoriedade, porém, nem sempre tem sido reconhecida como uma atuação legítima. Assim, este artigo defende esse reconhecimento a partir da legislação que garantiu o ingresso da pedagogia nos tribunais de justiça brasileiros e pela produção teórica que os pedagogos que atuam nesses locais têm publicado, cuja a principal característica é a de ser fundada na prática diária dessa atuação, contribuindo para afirmar o lugar da pedagogia jurídica como uma das áreas legítimas de atuação do profissional da Pedagogia para o atendimento das novas e crescentes demandas da sociedade, a partir de uma nova perspectiva, contribuindo para análises mais interdisciplinares das situações judicializadas.

Biografia do Autor

Andreson Carlos Elias Barbosa, TJPA

Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2001), Mestre e Doutorado em Educação (2011 e 2017, respectivamente) pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação escolar e Socioeducação. Atuou como professor do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) ministrando as disciplinas: Introdução à Educação, Psicologia da Educação e Desenvolvimento e História da Educação. Estuda a temática da Menoridade. Atualmente é Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará

Marlisson Sousa de Andrade, TJPA

Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Licenciatura em História na Universidade de Uberaba (UNIUBE), Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Licenciatura em Letras na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialização em Gestão Escolar na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Desde 2013 é professor da rede pública de ensino, com experiência de docência nos diferentes níveis de ensino: Fundamental, Médio e Superior. Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Relações étnico-raciais e educação, Racismo, Bullying e suas implicações sócio educacionais. É integrante/pesquisador do Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro ? Amazônica e Quilombola da Universidade Federal do Oeste do Pará

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

BARBOSA, A. C. E.; ANDRADE, M. S. de. O RECONHECIMENTO DA PEDAGOGIA JURÍDICA COMO CAMPO LEGITIMO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1 - 17, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5505. Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5505. Acesso em: 21 maio. 2024.