OS MANUAIS DE BACKHEUSER E A APROPRIAÇÃO DA PEDAGOGIA NOVA PELA EDUCAÇÃO CATÓLICA NO CONTEXTO DA ERA VARGAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4683

Palavras-chave:

Escola Nova, Escolanovismo Católico, Manuais de Backeheuser, Era Vargas

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar de que forma a pedagogia tradicional católica se apropriou dos elementos introduzidos no cenário educacional brasileiro pela Escola Nova, durante a Era Vargas, de modo a configurar o que se poderia chamar de escolanovismo católico. Esse estudo, de caráter bibliográfico, apresenta o cenário educacional brasileiro, as aspirações e propostas dos educadores do movimento pela Escola Nova na Era Vargas e como se deu a assimilação da pedagogia renovada pela pedagogia católica através dos Manuais Pedagógicos de Everardo Backheuser (1933 -1946). O estudo assinala que o escolanovismo católico foi utilizado pelos educadores tradicionais confessionais mais nos seus aspectos didáticos do que quanto às concepções de educação, que permanecem inalteradas.

 

Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal. Desenvolve estudos na área de Fundamentos da Educação e trabalha com os temas  como formação humana, pedagogia escolar e não escolar, modernidade, pós-modernidade.

Joelma Ferreira Franzini, Universidade Federal do Acre

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede – Universidade Federal do Pará, Polo Rio Branco/AC (Universidade Federal do Acre) . Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

LOPES DE LIMA, J. F.; FERREIRA FRANZINI, J. OS MANUAIS DE BACKHEUSER E A APROPRIAÇÃO DA PEDAGOGIA NOVA PELA EDUCAÇÃO CATÓLICA NO CONTEXTO DA ERA VARGAS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1 - 15, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4683. Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4683. Acesso em: 18 maio. 2024.