A EDUCAÇÃO, A PEDAGOGIA E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.4675

Palavras-chave:

Educação; Pedagogia; Formação Humana; Ciência da Educação.

Resumo

Esse estudo, de caráter bibliográfico, analisa a relação entre a educação como processo de formação humana e a emergência da Pedagogia como campo de conhecimento sobre as práticas educativas. O texto analisa, primeiramente, a noção de educação como prática de reprodução social presente em todas as sociedades para, em seguida, analisar o surgimento da forma escolar de educar. Por fim, discute a Pedagogia como campo de conhecimento, ora vista como arte, pelo seu aspecto instrumental, ora confundida com a Didática e, ainda como ciência da educação. Argumenta-se em favor da Pedagogia como campo científico que reflete sobre o ato educativo com vistas à formação humana em espaços escolares e não escolares.

Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal. Desenvolve estudos na área de Fundamentos da Educação e trabalha com os temas  como formação humana, pedagogia escolar e não escolar, modernidade, pós-modernidade.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 26.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BRITO, Rosa Medonça de. Construindo conhecimentos no processo educativo. Manaus: Academia Amazonense de Letras, 2011.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Trad. Stephania Matousek. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista, Curitiba, v. 17, n. 17, p. 153-176. 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia como Ciência da Educação: objeto e campo investigativo. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima (Orgs). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. A pedagogia em questão: entrevista com José Carlos. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 11-33, 2007.

MOREIRA, Jefferson; PIMENTA, Selma. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Profª. Dra. Selma Garrido Pimenta. Pesquiseduca, Santos, v. 13, n. 31, p. 925-948, 2021.

PIMENTA, Selma; PINTO, Umberto; SEVERO, José. A Pedagogia como Lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-20, 2020.

PIMENTA, Selma; PINTO, Umberto; SEVERO, José. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, 2022.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. São Paulo: Autores Associados, 2020.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abri. 2007.

VAGULA, Edilaine; GASPARIN, João Luiz; NASCIMENTO, Mari Clair Moro. Educação, Didática e Pedagogia: a interlocução entre o conhecimento científico e o senso comum. Nuances, São Paulo, v. 30, n. 1, 2019.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

LOPES DE LIMA, J. F.; DOS SANTOS DELFINO DE CARVALHO, J. A EDUCAÇÃO, A PEDAGOGIA E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1 - 15, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.4675. Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4675. Acesso em: 21 maio. 2024.