AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO FREIRIANO NA PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4045

Palabras clave:

Autonomia, Educação Infantil, Matemática

Resumen

O estudo objetivou de modo geral analisar como podemos despertar a autonomia freiriana dos/as educandos/as da Educação Infantil ao decorrer do processo de ensino e aprendizagem da matemática. Como subsídios teóricos-metodológicos para fundamentar a pesquisa, se faz presente: Brousseau (1986), Freire (2004), Virgulino (2014). Utilizou-se a aplicação do questionário com perguntas fechadas e a análise documental, além disso, a prática se deu por meio da abordagem qualitativa de caráter exploratório. E verificou-se que a pesquisa apontou diversos episódios em que a prática de ensino tradicional ainda se faz presente em sala de aula. Então concluiu-se que, através dos resultados obtidos, entendemos como o processo de ensino-aprendizagem funciona e apresentamos possibilidades metodológicas de como o educador pode agir para que o conhecimento das ciências exatas desenvolva-se adequadamente com base no despertar da autonomia.

Biografía del autor/a

Ádria Souto, UEPA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará, pós-graduanda em Desenvolvimento Infantil pelo CBI of Miami, participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES/UEPA).

BIANCA MELO, UEPA

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2022), pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES-UEPA) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Juventude, Educação e Sociabilidade (JEDS-UEPA). Exerceu o cargo de monitora bolsista em Planejamento e Avaliação Educacional (DEES/UEPA-2021/2022).

Luana Santos, UEPA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2022). Tem experiência na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuroeducação, Ensino-aprendizagem e Gestão. Possui fluência em Língua Inglesa e conhecimento em LIBRAS. E possui produções em temáticas sobre a Educação Infantil Pública, Gênero, Autonomia e Matemática. 

Citas

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Publicado

2023-08-18

Cómo citar

SOUTO, Ádria .; MELO, B. .; SANTOS, L. AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO FREIRIANO NA PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1-13, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4045. Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4045. Acesso em: 18 may. 2024.