INTERCONEXÕES ENTRE O PENSAMENTO DIALÉTICO E A COLONIALIDADE DA LINGUAGEM NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.3831

Keywords:

Letramento crítico, (De)Colonialidade, Dialética

Abstract

Este trabalho investiga a ideia de crítica que, limitando-se às formas não-abissais de exclusão, reproduz as categorias da modernidade/colonialidade e dá continuidade a regimes metadiscursivos dominantes. Os conceitos da colonialidade do ser (MALDONADO-TORRES, 2007, 2020) e da linguagem (VERONELLI, 2015a, 2015b, 2016, 2019) nos oferecem meios para entendermos como os construtos do letramento e da criticidade podem acabar sendo limitados por regimes metadiscursivos eurocentrados, chamando a nossa atenção para como a língua/gem e o diálogo foram e são colonizados/colonializados, e como noções modernas/coloniais acerca do concreto e do abstrato submetem e restringem o letramento crítico ao pensamento eurocêntrico e dialético. Na conclusão, ponderam-se algumas possibilidades para renegociações dos sentidos de poder, historicidade, língua/gem, letramento e criticidade. Perspectivam-se interações multilíngues e efetivamente plurais, respaldadas não em um “diálogo dialético” (portanto, monológico), mas em diálogos verdadeiramente dialógicos, isto é, diálogos com vistas à heterogeneidade irredutível (BAKHTIN, 1981) que nos ofereçam instrumentos para fazermos face a projetos de controle e de homogeneidade.

Author Biography

Luís Frederico Dornelas Conti, USP

Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil. 

References

ALLEN, A. The end of progress: decolonizing the normative foundations of critical theory. New York: Columbia University Press, 2016.

BAKHTIN, M. Discourse in the novel. In: HOLQUIST, M. (Ed.) The dialogic imagination. Austin: University of Texas Press, p. 259-422, 1981.

BHAMBRA, G. K.; HOLMWOOD, J. Colonialism and modern social theory. Cambridge: Polity, 2021.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FOUCAULT, M. Naissance de la biopolitique: cours au Collège de France. Paris: Seuil/Gallimard, 2004.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2013.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GLISSANT, É. Poetics of relation. Ann Arbor: University of Michigan, 1997.

GLISSANT, É. L’imaginaire des langues: entretiens avec Lise Gauvin (1991-2009). Paris: Gallimard, 2010.

HEGEL, G. W. F. Phenomenology of spirit. Oxford: Oxford University Press, 1979.

HEGEL, G. W. F. The philosophy of history. Kitchener: Batoche Books, 2001.

ICAZA, R.; VÁZQUEZ, R. Social struggles as epistemic struggles. Development and change, 44(3), p. 683–704, 2013.

KLEIMAN, A. B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Linguagem e letramento em foco. Ministério da Educação, 2005.

LUGONES, M. On Borderlands/La Frontera: an interpretive essay. Hypatia, v. 7, n. 4, Lesbian Philosophy, p. 31-37, 1992.

LUGONES, M. Impure communities. In: ALPERSON, P. (Ed.) Diversity and community: an interdisciplinary reader. Berlin: Blackwell, p. 58-64, 2002.

LUGONES, M. Pilgrimages/Pelegrinajes: theorizing coalition against multiple oppressions. Rowman and Littlefield: Lanham, 2003.

LUGONES, M. Indigenous movements and decolonial feminism. Seminario de grado y posgrado, Department of women's, gender and sexuality studies. Ohio State University. 2014.

MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (Eds.) Disinventing and reconstituting languages. Clevedon: Multilingual Matters, 2007.

MALDONADO-TORRES, N. On the coloniality of being: contributions to the development of a concept. Cultural studies, v. 21, n. 2-3, p. 240-70, 2007.

MATURANA, H. R. Emociones y lenguaje en educación y política. Santiago: Centro de Estudios de Desarrollo, 1990.

MATURANA, H. R. Transformación en la convivencia. Santiago: Dolmen Ediciones, 1999.

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

NIETZSCHE, F. A genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

RANCIÈRE, J. Le maître ignorant: cinq leçons sur l'émancipation intellectuelle. Paris: Fayard, 1987.

RANCIÈRE, J. Le spectateur émancipé. Paris: La Fabrique Éditions, 2008.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos. CEBRAP, p. 71-94, 2007.

SANTOS, B. de S. Epistemologies of the South: justice against epistemicide. London, New York: Routledge, 2016.

SANTOS, B. de S. The end of the cognitive empire: the coming of age of epistemologies of the South. Durham, London: Duke University Press, 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOUZA, L. M. T. M. de. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.;

ARAUJO, V. de A. (Orgs.) Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco editorial, 2011.

SOUZA, L. M. T. M. de. Glocal languages, coloniality and globalization from below. In: GUILHERME, M.; SOUZA, L. M. T. M. de. (Orgs.) Glocal languages and critical intercultural awareness. New York: Routledge, 2019a.

SOUZA, L. M. T. M. de. Decolonial pedagogies, multilingualism and literacies. Multilingual margins, v. 6(1), p. 9-13, 2019b.

SOUZA, L. M. T. M. de.; GUILHERME, M. Conclusion: towards globalization from below. In: GUILHERME, M.; SOUZA, L. M. T. M. de. (Orgs.) Glocal languages and critical intercultural awareness. New York: Routledge, 2019.

STREET, B. V. Introduction. In: STREET, B. V. (Ed.) Literacy and development: ethnographic perspectives. London: Routledge, p. 1-17, 2001.

VERONELLI, G. A. Sobre la colonialidad del lenguaje. Universitas humanística, n. 81, p. 33-58, 2015a.

VERONELLI, G. The coloniality of language: race, expressivity, power, and the darker side of modernity. Wagadu, v. 13, p. 108-34, 2015b.

VERONELLI, G. A coalitional approach to theorizing decolonial communication. Hypatia, v. 31, n. 2, p. 404-20, 2016.

VERONELLI, G. La colonialidad del lenguaje y el monolenguajear como práctica lingüística de racialización. Polifonia, Cuiabá, v. 26, n. 44, p. 146-59, 2019.

Published

2023-08-18

How to Cite

CONTI, L. F. D. INTERCONEXÕES ENTRE O PENSAMENTO DIALÉTICO E A COLONIALIDADE DA LINGUAGEM NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1-15, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.3831. Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3831. Acesso em: 18 may. 2024.