AFRODESCENDÊNCIAS EM CANTO VERDE: COMO UM PROJETO ESCOLAR PODE INFLUENCIAR NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA LOCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.3745

Palavras-chave:

Africanidades, protagonismo estudantil, currículo, arte.

Resumo

É inegável as descendências africanas e indígenas da nação brasileira. No entanto, o processo de colonização pela Coroa Portuguesa desencadeou o silenciamento e preconceito social contra esses povos. Porém, a resistência os fez ressurgir e lutar pelos seus direitos cidadãos e como resultados surgiram legislações que agem no combate à discriminação, inclusive dentro da escola, por meio de como a 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino básico do país. Nesse sentido, o presente artigo objetiva relatar por meio de entrevistas com professores e alunos da EMEF Bom Jesus dos Navegantes, um projeto que reflete a implementação desta lei e como ele colabora para a construção da identidade da comunidade Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde, na qual a escola está inserida. Através dos relatos dos participantes, pude compreender a grandiosidade do projeto “Mostra de Africanidades” e suas diversas vertentes, como o MUAFRI, um Museu Virtual da cultura africana da comunidade na construção e valorização da identidade e culturalidade local.

.

Biografia do Autor

Ana Vitória Santos Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

André Soares dos Santos Paz, Escola Municipal Bom Jesus dos Navegantes

Docente em Ciências Humanas e Linguagens no Ensino Fundamental Anos Finais. Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Pedagogo pela Universidade Federal do Ceará – UFC. 

Referências

ALCOFF, Linda. Uma epistemologia para a próxima revolução. Sociedade e Estado, Brasília, v. 1, n. 31, 2016.

ALMEIDA, Maria Inez de Lima. Autoafirmação das Africanidades na Prainha Do Canto Verde: tirando o véu Da invisibilidade da negritude. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. Cap. 7. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8053. Acesso em: 16 dez. 2022.

AMPCV, Associação dos Moradores da Prainha do Canto Verde. Escola da Prainha em 1983, a primeira escola da comunidade [s.d]b. Disponível em: http://prainhadocantoverde.org/educacao/escola_1983-2/. Acesso em: 17 out. 2022

ANDRÉ, M. E. D. A. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 35-45.

__________. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 35-45.

ANDRÉ. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 45, p. 66-71, 1983.

APPLE, Michael. Currículo e ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BAKHTIN, Mikhail et al. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal, v. 2, p. 279-326, 2003.

BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; FAVERE, Juliana de. Teorias e Práticas do Currículo. Indaial: Uniasselvi, 2013. 261 p.

DE SOUZA, Rosana Nobre. Teorias do currículo e identidade negra silenciada nas práticas escolares do ensino fundamental I. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, v. 2, n. 2, p. 55-64, 2016.

EVANGELISTA, Olinda; MORAES, Maria Célia Marcondes; SHIROMA, Eneida Oto. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

GALDINO, J. W. Educação e movimentos sociais na pesca artesanal: caso da Prainha do Canto Verde, no litoral cearense. 2010. 316f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.

MENDONÇA, T. C. de M. Turismo e participação comunitária: Prainha do Canto Verde a “Canoa” que não quebrou e a “Fonte” que não Secou?. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2004.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 9-29.

__________. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PACHECO, J. A. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.

PARASKEVA, J. El currículo como Práctica de Significaciones. In: RASCO, F. A. et al. Educación, Justicia Y Democracia en las Instituciones Educativas. Sevilla: Publicaciones Cooperación Educativa, 2008. p. 81 – 96.

PAZ, André Soares. Cartografias das forças em disputa na produção da educação escolar na RESEX Prainha do Canto Verde. 2021. 110 f. Monografia (Graduação em Pedagogia – Faculdade de Educação) – Universidade Federal do Ceará – UFC, 2021 Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1f82mkEqbWWGHZfZj8g8J6vHZQ0QGfz2_/view?usp=drivesdk. Acesso em: 14 nov. 2022

PAZ, André Soares dos Santos. GRIÔZINHO na 7° CRE do Rio de Janeiro - leia a descrição abaixo. Interpretação de André Soares dos Santos Paz. Rio de Janeiro: 7ª Cre Sme, 2021. (11 min.), VÍDEO, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fqXkMtzedHo&t=288s. Acesso em: 14 out. 2022

PAZ. André Soares dos Santos. LEI 10639 na Bom Jesus dos Navegantes. Direção: André Paz. Produção: Vários. Roteiro: Lei 10639. YouTube: [s. n.], 202. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLliLCuOAaTHJNvGt8x0SKBmUyX8WQY2-U. Acesso em: 29 nov. 2022.

PAZ. André Soares dos Santos. LEI 10.639 na escola Bom Jesus dos Navegantes. RESEX Prainha do Canto Verde, Beberibe, CE, 25 nov. 2018. Disponível em: http://meutemapreferido.blogspot.com/2018/11/lei-10639-na-escola-bom-jesus-dos.html. Acesso em: 5 dez. 2022.

PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores: contribuições do legado africano para a implementação da Lei n° 10.639/03. Fortaleza: EdUECE, 2015. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xGgSVRyF7HrGHi_J7a1aKwhqCxHtsF_t/view. Acesso em: 14 out. 2022

RIBEIRO, Djalma. Lugar de Fala. Editora Pólen: São Paulo, 2019. 112 p.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10ª ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

__________. O vigésimo ano da LDB: As 39 leis que a modificaram. Revista Retratos da Escola, v. 10, n. 19, p. 379-392, 2016.

SILVA, Antonio Fernando Gouvêa. A construção do currículo na perspectiva popular crítica das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. 485 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pós-Graduação em educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

SUASSUNA, Lívia. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva, v. 26, n. 1, p. 341-377, 2008.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

SANTOS RIBEIRO, A. V.; SOARES DOS SANTOS PAZ, A. AFRODESCENDÊNCIAS EM CANTO VERDE: COMO UM PROJETO ESCOLAR PODE INFLUENCIAR NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA LOCAL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1-17, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.3745. Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3745. Acesso em: 18 maio. 2024.