Sobre a Revista

SOBRE A REVISTA

 

A Revista da Academia de Ciências do Piauí  é uma publicação on-line, de periodicidade semestral , da ACADEMIA DE  CIÊNCIAS DO PIAUÍ -ACIPI, criada como um projeto de divulgação da pesquisa, extensão e inovação  realizadas por seus acadêmicos e comunidade científica em geral , com finalidade de promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas. Ao  articular e divulgar a produção científica dos diversos campos das ciências, através da publicação de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e apoio a eventos,  objetiva promover o diálogos com pesquisadores  de outras instituições nacionais e estrangeiras, fortalecendo o conhecimento científico produzido no Estado. A responsabilidade administrativa da revista pertence Academia de Ciências do Estado, através dos seus gestores, e a acadêmico-cientifica do seu corpo técnico.

 

2 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores devem   verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

 

3 NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DA REVISTA DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO PIAUÍ 

 

O texto deve apresentar   linguagem clara  e estar em acordo com a normas gramaticais  da língua  portuguesa, conforme o que segue:

 

1 O Artigo de divulgação  científica  deve ser redigido com mínimo de 10 e o máximo de   20 laudas, incluindo referências bibliográficas e documentais, podendo ser de revisão de literatura ou de resultado de pesquisa ;

2 O relato de experiência  deve ser apresentado no formato de relatório  com  no  máximo  cinco laudas.

3 A resenha deve ser  sobre  obra nacional ou internacional, lançada no seu país de origem  nos últimos 05 (cinco) anos ou de expressivo reconhecimento acadêmico. Sua extensão deve ter o  mínimo de 01 (uma) lauda e o máximo de 03( três) laudas;

4 A entrevista   deve focalizar o tema do dossiê, sendo o entrevistado pessoa de reconhecido saber  no tema escolhido  para a edição em curso. Caberá ao(s) Coordenador (es)  do Dossiê  convidar a personalidade a ser entrevistada  e tomar as providências necessárias à realização da entrevista.

5 A Tradução  deve voltar-se para textos de  relato de experiências, resenhas e entrevistas, dentro da natureza da revista.

 O texto deve ser formatado em   A4, utilizando o Word para Windows, fonte  arial, tamanho 12.  As páginas devem ser formatadas com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior  de 2,5cm,  com espaçamento entre linhas de 1,5.

 A numeração deve constar a partir primeira página, sendo que   o número deve ser colocado na margem superior direita.

 O artigo científico deve conter os seguintes itens: Titulo em vernáculo, inglês e espanhol, identificação  e  credenciais do(s) autor(es); resumo em vernáculo, resumo na língua inglesa  e resumo na língua espanhola, acompanhados das respectivas  palavras-chave; introdução; desenvolvimento, considerações finais e referências. O título deve ser centralizado, em caixa alta, sem destaque para subtítulo, no caso de existir.

 As credenciais do autor (es) devem ser informadas abaixo dos  seus nomes,   alinhadas à esquerda. Em seguida deve ser informado o e-mail do(s) autor (es).

 Resumo, abstract e resumen: devem conter  no máximo 200 palavras, redigido com  espaçamento simples entre linhas e  letra arial ,  tamanho 10.

 10  Fotografias, tabelas, quadros  e gráficos   devem  ser incorporados  ao texto, conforme  regras da ABNT .

11 As citações devem  seguir o formato: AUTOR-data-página para referências diretas e o sistema AUTOR-data para as referências indiretas

12 As referências  devem seguir a  orientação da  ABNT, da APA ou da norma VANCOUVER, conforme escolha do autor para formatação de seu texto.

 

 

Encaminhamento das propostas

Os artigos deverão ser encaminhados, exclusivamente, por correio eletrônico através do cadastro na página da revista.